sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os valores segundo Bartoon, de Luís Afonso




...(Com a devida vénia, mais uma vez, Bartoon, de Luís Afonso, publicado no jornal «Público», 15.04.2012, p. 53) 

5 comentários:

  1. Caro Armando:
    Os Valores sempre dependeram dos va£or€s... e sempre hão-de depender!
    Um abraço!
    José Brás

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    Como comentou aí por algures, a moral representa o modo como as pessoas gostariam que o mundo funcionasse – enquanto a economia representa o modo como ele, de facto, funciona.
    E é bem verdade!
    É o vil dinheiro a sobrepor-se aos valores.

    Um abraço amigo
    JA Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Augusto:

      Foi numa resposta a um comentário da Maria Camarão no post de 16 de abril que eu apresentei essa citação - não são palavras minhas, aparecem no livro “Freakonomics – O Estranho Mundo da Economia”, de Levitt & Dubner, editado em 2006 pela Presença. Um livro que vale a pena ler...
      Mas tem razão: é sempre o vil dinheiro a sobrepor-se não só aos valores, mas também à ética e à moral. Por isso é difícil encontrarmos eretos dignos e íntegros.

      Um abração

      Eliminar
  3. Na realidade a sociedade é comandada pelo dinheiro... enquanto outros defendem uma sociedade norteada por valores (com V maiúsculo).
    Quando estes últimos conseguirem superar os primeiros, em número e em ações (não ações da EDP ou do BES, entenda-se!) teremos uma outra sociedade.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Sensei Armando, eu já escrevi por aí que tudo o que mexe e dê dinheiro a alguns pode ser considerado desporto. Logo, a sociedade é comandada pelo dinheiro! Se a sociedade for comandada por valores e esses valores derem dinheiro a alguns (não interessa o método), estamos proporcionalmente na mesma.

    Tudo tem um valor. Até os VALORES. Resta saber qual é o preço de cada um!

    Abraço
    Pedro Correia

    ResponderEliminar