terça-feira, 3 de abril de 2012

Portugueses com bons resultados... Portugal com medalhas...


O Clube de Artes Marciais de Albufeira está de parabéns ao conquistar 5 medalhas para Portugal (duas de ouro, uma de prata e mais duas de bronze) na Taça do Mundo de Karate Kofukan World Cup 2012 Portugal, realizada no passado fim de semana em Carcavelos.

À União de Karate do Algarve, aos meus amigos João Dias e Luís Miguel Iglésias, assim como aos medalhados, as minhas felicitações.

(foto gentilmente enviada por Miguel Iglésias)

Embora desconhecendo restantes classificações, igualmente os meus parabéns a Albino Sousa do Karate Clube Capristano de Olhão, medalha de bronze em Kumite na sua categoria, assim como ao seu treinador.

Também de parabéns Luis Silva do Clube GRE Bonfim – CPK e o seu treinador, pois alcançou um dignificante 3º lugar em Kata no Open de Itália.

...

8 comentários:

  1. É interessante notar que cada vez mais nestes campeonatos do mundo de "estilo", competem muitos atletas de outras organizações e estilos. É muito bonito trazer medalhas para Portugal, mas será que os outros países também vão buscar competidores à nata do seu karaté? Concordo que os atletas necessitam de competir e rodar, mas até que ponto é lícito dizer que é um campeonato da Kofukan?

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Camarão:

    Algo que eu sei, de fonte não oficial, a comitiva portuguesa foi formada por atletas e Clubes filiados na UKA/Kofukan Portugal e da Federação Nacional de Karate - Portugal.
    Participaram mais de 900 competidores de vários países e realizaram-se mais de 1100 provas. Presentes Alemanha, França, Eslováquia, Suíça, Suécia, Dinamarca, Noruega, Portugal, Espanha, Andorra, Zimbabwe, Austrália, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Hungria, África do Sul, Rússia e Japão entre outros.

    Sobre a sua questão concreta, não vimos esta semana o Sporting jogar com o Metalist, um clube da Ucrânia, onde nenhum dos 11 jogadores falava ucraniano? Não estamos habituados a ver o Benfica entrar em campo só com um ou dois portugueses?

    Claro que não é a mesma coisa... mas é a globalização!!!

    Sendo um Campeonato de estilo, só competidores deste estilo é que deveriam participar (e isto é só a minha opinião, vale o que vale!).

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando !
    Pouco sei sobre o kokufan, mas de qualquer modo, as medalhas não caem do céu, de certeza que são resultado de muito treino, por isso, parabéns aos clubes , atleta e treinadores envolvidos.

    Uma "chapelada" também para este blogue por nos informar de coisas que de outro modo não saberíamos.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  4. Concordo com os três comentadores: pela chapelada, pela globalização e pela "licitude" de um campeonato de estilo.

    Já aqui escrevi que tudo o que mexa e possa dar dinheiro pode ser encarado como desporto. Então porque não "estilizarmos" uns do Shotakan, outros do Goju ou do Wado, para irem fazer Shito? Deixemos é de lhe chamar campeonato de estilo... mas o que seria depois os outros campeonatos inter-estilos?

    ResponderEliminar
  5. Espetacular, maravilhoso, sensasional, demolidor, não existe palavras para descrever a Kofukan World Cup 2012, quase tudo estava EXELENTE, o ambiente, a organização, os atletas, o público, a área de aquecimento, os tatamis, etc, etc....
    Simplesmente Genial, Parabéns à U.K.L., U.K.A. e à KOFUKAN Internacional, Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  6. Caro Armando, pelas fotos que vi em redes sociais, estavam de facto atletas da SN, campeões em título e membros de equipas muito fortes em kumité. Já sabemos que estes atletas rodam e precisam de rodar para poderem evoluir competitivamente. Que representem outros clubes dentro das regras oficiais da Federação ou das ditas Associações de Estilo, tudo bem, não nego a legitimidade ou o valor e desejo de progredir dos atletas. Mas vamos inverter o raciocínio para ver se esta situação agradaria: digamos que num campeonato do Mundo de Wadokai (podia ser da ESKA, ou de seje de que estilo e regras forem) o Azerbaijão decide participar e leva na sua selecção "wadokai" o Aghayev, o Atamov, e mais dois ou três. Limpavam tudo e os atletas "amadores" das competições de estilo não chegavam lá. Era um passeio no parque - e qual seria a justiça para os verdadeiros atletas do dito estilo?
    Penso que há algo aqui que vai contra a "verdade desportiva". Existem competições inter-estilos "Premier league WKF" e muitos opens competitivos fora desta. À muitos Opens em Espanha, podiam mesmo participar no Campeonato de Espanha por Equipas, participem nessas competições.

    Apenas uma opinião.
    PS: não vi nenhum campeão de kata atrever-se a tal...hum.

    Maria Camarão

    ResponderEliminar
  7. Cara Maria Camarão, concordo em 100% com tudo o que disse. Tratou-se apenas de conseguir vitórias a quaquer custo utilizando atletas que nada tem a ver com a UKA/KOFUKAN PORTUGAL, numa competição que, como disse e muito bem, é associativa e de estilo (KOFUKAN - TANI-HA SHITO RYU).

    Tal como a sua é apenas a minha opinião

    Nuno Garcia

    ResponderEliminar
  8. Cara Maria Camarão, concordo em 100% com tudo o que disse. Tratou-se apenas de conseguir vitórias a qualquer custo utilizando atletas que nada tem a ver com a UKA/KOFUKAN PORTUGAL, numa competição que, como disse e muito bem, é associativa e de estilo (KOFUKAN - TANI-HA SHITO RYU).

    Tal como a sua é apenas a minha opinião

    Nuno Garcia

    ResponderEliminar