...
Jesse Enkamp anuncia no seu blog (Karate by Jesse) o fim das "Shitei Kata", afirmando que finalmente vão desaparecer de cena dos campeonatos da WKF...
Embora não tenhamos nenhuma confirmação oficial sobre o assunto, a credibilidade que nos merece Jesse Enkamp leva-nos a aplaudir esta medida. Primeiro, porque cada Kata é específica do seu próprio estilo. Segundo, porque certos competidores - principalmente a nível de alta competição - tiveram de aprender a executar as Kata de outros estilos, com todas as implicações daí provenientes. Terceiro, porque standardizar aquilo que é um legado é abastardar um pouco o Karate-Dō. Quarto e último, porque a nível dos escalões mais jovens, uma progressão técnica racional no treino da Kata não os leva a atingir o seu verdadeiro significado - e aqui refiro-me principalmente às Kata de Gōjū-Ryū: SAIFĀ e SĒPAI - quando são obrigados a apresentá-las em competição.
Enkamp brinda-nos ainda com uma carta de 1982 da Okinawa Karate Federation dirigida à Japan Karate Federation, que vale a pena ler... e constatar quem a assina. E a seguir a resposta...
Pois é amigo Armando. De um fraco adepto da competição vai a satisfação pelo fim desse "aborto" que é a Shitei Kata (na minha opinião). Já está um singelo e humilde comentário no blog dos pobres www.goju-zanshin-portugal.blogspot.com
ResponderEliminarCaro Armando,
ResponderEliminarNão sendo eu um especialista, mas simplesmente alguém que gosta de karate, nunca vislumbrei a vantagem da Shitei. Quando ouvia os entendidos a defender esta coisa, pensava para mim, que nem eles sabiam o porquê, se agora acaba, parece-me positivo.
Abraço,
Luís Sérgio
Também me parece que não fazem falta a ninguém. A JKF tentava talvez uniformizar algo que era de Okinawa a não das ilhas de Honshu, Hokkaido, Shikoku ou Kyushu. O que para exportação era bom e para alguns ocidentais também... quanto mais uniforme melhor se compara!
ResponderEliminarAos mais novos, claro que faz confusão ter de saber fazer a mesma Kata de 2 formas diferentes - uma no dojo, outra em competição. Ou é, ou não é!
Um abraço.
JA Neves
Realmente... Ainda Bem que acabou (aquilo que nunca deveria ter nascido) O karaté é muito mais que "plástica" aprendida... Tenho dito.
ResponderEliminarJorge santos
ShitokaiIshimi