quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Desaparecem as "Shitei Kata" da competição?

...
Jesse Enkamp anuncia no seu blog (Karate by Jesseo fim das "Shitei Kata", afirmando que finalmente vão desaparecer de cena dos campeonatos da WKF...

Embora não tenhamos nenhuma confirmação oficial sobre o assunto, a credibilidade que nos merece Jesse Enkamp leva-nos a aplaudir esta medida. Primeiro, porque cada Kata é específica do seu próprio estilo. Segundo, porque certos competidores - principalmente a nível de alta competição - tiveram de aprender a executar as Kata de outros estilos, com todas as implicações daí provenientes. Terceiro, porque standardizar aquilo que é um legado é abastardar um pouco o Karate-Dō. Quarto e último, porque a nível dos escalões mais jovens, uma progressão técnica racional no treino da Kata não os leva a atingir o seu verdadeiro significado - e aqui refiro-me principalmente às Kata de Gōjū-Ryū: SAIFĀ e SĒPAI - quando são obrigados a apresentá-las em competição.

Enkamp brinda-nos ainda com uma carta de 1982 da Okinawa Karate Federation dirigida à Japan Karate Federation, que vale a pena ler... e constatar quem a assina.   E a seguir a resposta...

4 comentários:

  1. Pois é amigo Armando. De um fraco adepto da competição vai a satisfação pelo fim desse "aborto" que é a Shitei Kata (na minha opinião). Já está um singelo e humilde comentário no blog dos pobres www.goju-zanshin-portugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando,
    Não sendo eu um especialista, mas simplesmente alguém que gosta de karate, nunca vislumbrei a vantagem da Shitei. Quando ouvia os entendidos a defender esta coisa, pensava para mim, que nem eles sabiam o porquê, se agora acaba, parece-me positivo.
    Abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Também me parece que não fazem falta a ninguém. A JKF tentava talvez uniformizar algo que era de Okinawa a não das ilhas de Honshu, Hokkaido, Shikoku ou Kyushu. O que para exportação era bom e para alguns ocidentais também... quanto mais uniforme melhor se compara!
    Aos mais novos, claro que faz confusão ter de saber fazer a mesma Kata de 2 formas diferentes - uma no dojo, outra em competição. Ou é, ou não é!

    Um abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  4. Realmente... Ainda Bem que acabou (aquilo que nunca deveria ter nascido) O karaté é muito mais que "plástica" aprendida... Tenho dito.
    Jorge santos
    ShitokaiIshimi

    ResponderEliminar