terça-feira, 7 de agosto de 2012

Espírito, técnica e corpo...

...
Com a devida vénia, de Joséverson Goulart em 日本故知 - "A sabedoria antiga japonesa" -, transcrevemos o seu  post intitulado "SHINGITAI".



Shingitai é uma expressão composta por três ideogramas:


SHIN - Espírito.
GI - Técnica.
TAI - Corpo.

Antigamente era possivel encontrar esta expressão em pergaminhos (Kakejiku) pendurados em Dōjō e o seu significado indicava os valores - hierarquicamente do mais importante ao menos importante - aos quais deveria ser dado mais importância no treino de um guerreiro.

Assim, o treino espiritual vinha em primeiro lugar, o treino técnico em segundo lugar e o treino do corpo em terceiro lugar.

Outra interpretação fala da faixa etária: "Quando somos jovens, devemos ter um corpo forte, quando somos adultos devemos ter uma técnica forte e quando a idade chega devemos ter um espírito forte."


Não vou entrar no mérito da questão a respeito de como é feito o treino espiritual porque isto depende do contexto, da escola e de quem ensina.


NOTA: Sobre o tema, recomenda-se também a leitura do texto de Denis Andretta em karatedo-net.blogspot.pt.

2 comentários:

  1. Importante a afirmação de Denis Andretta: "Atualmente, a coisa está resumida a Gi, Tai [技、体]... ou seja, muito treinamento técnico, muito condicionamento físico.... Shin [心] quase não aparece e quando aparece é apresentado imbuído de uma “transcendência”, de uma “mística”, tão grande que afasta qualquer possibilidade de entendimento para nós... simples mortais."

    ResponderEliminar
  2. O treino do espírito não é mais (penso eu!) do que o empenhamento no treino, a concentração, a tomada de decisão e a reacção. Focalizar a técnica, ser eficaz - no caso do kumite -, compreender e executar com correcção e eficácia (combate) a Kata também fazem parte do treino do espírito. Associar este treino à exigência de valores e à sua demonstração não só no Dojo mas também no dia a dia e à superação de dificuldades complementarão o treino do espírito. Logo, concordando com Denis Andretta, aqui nada há de "transcendência" ou de "mística". Treino e mais treino, sobrepor o mental ao físico para nos superar-mos, persistirmos para nos ultrapassarmos...

    Um abraço
    Pedro Correia

    ResponderEliminar