terça-feira, 25 de outubro de 2011

Espanha dá mais um exemplo...

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein

E a competência também... atrevemo-me a acrescentar!

Espanha dá mais um exemplo: quem mostra, demonstra e possui competências assume os lugares onde pode ser mais produtivo (neste caso, "produtiva") e revelar bom desempenho. Independentemente do género, de convicções, de ideologias, de políticas ou de partidos políticos, de discordâncias, de formas de gestão, de modelos organizacionais...

De «granada en juego.com», escrito por Elisabeth Ruiz e datado de 17 do corrente, reproduzo com a devida vénia o seguinte artigo:

Una granadina responsable de la selección masculina absoluta de kárate en Andalucía
Obdulia Martínez Ramos ha sido nombrada seleccionadora masculina absoluta de kárate

La semana pasada se produjo el nombramiento de Obdulia Martínez Ramos como seleccionadora masculina absoluta de kárate de la Federación Andaluza de Kárate. Por primera vez, la dirección técnica andaluza ha querido contar con una mujer como máxima responsable de la selección masculina.

Esta profesional granadina lleva ejerciendo como profesional del kárate granadino desde el año 1988, fecha en que fundó su club, No-Kachi. De este club han salido varios grandes deportistas a nivel nacional e internacional.

Esta granadina se ha desenvuelto con brillantez en las dos facetas deportivas, tanto en la modalidad de Katas como en la de Kumite. Actualmente es la primera y única mujer en Andalucía que ostenta el título de 6º Dan de Kárate, tras sus casi 30 años de práctica. Dentro del kárate tradicional ha organizado en Granada junto con demás miembros de la asociación de kárate tradicional, dos cursos con el máximo exponente del kárate mundial del estilo Shito-Ryu, Mabuni Kenei, 10º dan del estilo y único referente mundial vivo de la época dorada del kárate japonés.

Durante un breve espacio de tiempo fue seleccionadora andaluza femenina consiguiendo aupar al equipo femenino andaluz a dos finales consecutivas frente a la todopoderosa Madrid. Posteriormente, la Real Federación Española de Kárate se fijó en ella para dirigir el novedoso departamento nacional de Mujer y Deporte, en la rama de Kumite, a través de acuerdos con el Consejo Superior de Deportes, con el que se trata de incrementar la participación de deportistas femeninas en actividades nacionales e internacionales y engrosar las listas de la selección nacional absoluta femenina.

Gracias a estos acuerdos y en colaboración con el Instituto de la Mujer y la Consejería de Igualdad viene impartiendo cursos de defensa personal a mujeres en riesgo de exclusión social de Granada.
...

4 comentários:

  1. O quê?
    Alguém consegue imaginar que no país machista que somos uma mulher por mais competente que fosse pudesse treinar a seleção nacional masculina de karaté?
    Nem o poder instituído se atreveria a colocar tal hipótese nem os competidores se sujeitariam a orientações de uma voz do sexo oposto, apesar de haver algumas que talvez saibam fazer melhor que alguns homens!

    Abraço
    JANeves

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando !
    Bom exemplo, sem dúvida. Por cá o crivo nem é de género, trata-se de algo bem mais grave, basta lermos o que tens escrito sobre os altos desígnios da karaté em Portugal. Por cá interessam outras coisas, não a competência. Apoiar as "pessoas certas", ou estar no lado mais favorável da barricada é o critério nacional mais usado, seja no karaté, ou noutras sectores .
    É um "fatum" que poucos combatem e alguns aproveitam. Há muito a mudar.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. São coisas destas que cá nos fazem falta...

    ResponderEliminar
  4. Não são só coisas destas que nos fazem cá falta.
    Fazem-nos falta mais coisas: honestidade, transparência, independência, isenção!
    Enquanto tivermos uma federação subsídio-dependente, enquanto tivermos taxas que de provisórias passaram a vitalícias, enquanto não houver fiscalizações profundas da parte de quem dá os subsídios, enquanto não exigirmos de nós próprios análises detalhadas das contas, enquanto pagarmos... enquanto pagarmos... enquanto pagarmos... tanto faz que mudem ou não mudem as moscas ou que mude ou não mude o resto!

    Cumprimentos
    Pedro Correia

    ResponderEliminar