terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é um exame de graduação?



Um exame de graduação faz parte do próprio Karaté. Não é a sua essência, mas pertence à sua tradição.

Um exame de graduação não se destina a aprovar ou reprovar um praticante... não se destina a atribuir um diploma ou a mudar de cinto... não se destina a dar uma graduação... Uma graduação conquista-se! Um exame de graduação não passa de uma avaliação do praticante em determinado momento.

Um exame de graduação não é mais do que um treino normal onde o praticante tem de mostar o que sabe, o que conhece, o que executa e como executa, em suma, um treino em que o praticante tem de demonstrar as competências adquiridas.

Um exame realizado por um Mestre que, sendo exigente consigo próprio, retira três horas três vezes por semana para o seu próprio treino e que todos os anos se desloca a Okinawa para durante um mês treinar com os seus colegas e com os séniores da sua associação, não pode ser um exame facilitista.

Um exame em que o candidato que se apresenta é o único presente no dojo não é um exame nem fácil, nem normal: antes pelo contrário! A exigência é levada ao extremo!

A aplicação do candidato nestas condições tem de ultrapassar todas as barreiras... o praticante transcende-se... atinge os seus limites e acaba por descobrir que os consegue superar... quer em termos físicos quer em termos mentais, quer em termos de resistência quer em termos de concentração, quer em termos de ação - reação quer em termos de rapidez na tomada de decisão...

Ser examinado entre dez, vinte ou trinta candidatos é uma coisa! Como é e o que é ser examinado como candidato único é outra coisa completamente diferente!...
...

22 comentários:

  1. Muitos parabéns pela nova graduação, que tenho a certeza foi merecida, eu também no ultimo exame de graduação era só eu e outro candidato e na mesa de Júri eram cinco a examinar, realmente é muito diferente de sermos dez ou mais a fazermos exame do que dois ou um, muito diferente...
    Quero só acrescentar ao artigo que um exame é também um momento de verdade para nós mesmo, um meio de nos pormos à prova connosco, de nos superarmos, que todo o verdadeiro praticante não deve evitar de o fazer periodicamente.

    Oss!

    ResponderEliminar
  2. Recebido via e-mail, com os meus agradecimentos:

    Parabens Sensei
    Grande abraço do Luis Silva.

    ResponderEliminar
  3. Recebido via e-mail, o que agradeço:

    Armando-San omedetougozaimassu
    Banzai!!!!

    João Ramalho
    Kyusho International

    ResponderEliminar
  4. Mtos Parabens! Belas fotos, belo texto, saudades. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Pois é! É bem verdade! Este exame deveria ser já para 6º ou..., enfim..., tu sabes o que quero dizer! Parabéns grandes! Já o merecias há muito tempo! Mas..., também nunca foi isso que te moveu e por isso é que existem os meros 5ºs Dan e os GRANDES 5ºS DAN! Tu fazes parte dos últimos... Love U! Bjinhos... ;)

    ResponderEliminar
  6. Amigo Armando. Não sabia, sinceramente, que tinhas feito exame. Sendo mais do que merecida, fico muito satisfeito com esta tua conquista, e endereço-te aqui as minhas sinceras felicitações.
    Um grande abraço, e Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. De facto um exame não é mais que um momento em que se autentica o que se sente e se sabe já de um praticante.
    Muitos parabéns, Sensei.

    ResponderEliminar
  8. Enviado através de e-mail, agradecido:

    Olá querido sobrinho, li com bastante atenção o que é um exame de graduação, e continua a ser um grande esforço, trabalho, dedicação, amor, carolice e saber. Parabéns!!!!!!!!!!! É claro que aproveitei e li tudo. Já sabia que tinha um BIG sobrinho. Beijs

    Maria Eugénia Sarmento Caeiro

    ResponderEliminar
  9. Sensei Armando:

    Permita-me que desta vez o trate assim!
    Por aquilo que tem dado ao Karaté e principalmente aos karatekas, alguns infelizmente de olhos fechados, o seu 5º dan é mais que merecido, ainda por cima quando o examinador é quem é.

    Aliás, já deveria possuir esta graduação há mais tempo... pois há aqueles que consigo começaram a treinar e possuem graduação semelhante. Parece que nunca se preocupou com as graduações, ao invés de outros que ficam reféns das mesmas. O Sensei Onaga tem razão: não são as graduações que fazem o praticante.

    Um abraço de parabéns.

    JANeves

    ResponderEliminar
  10. Não podia concordar mais com tudo o que aqui foi escrito.
    Muitos parabéns, o 5º Dan é muito mais que merecido!! :)
    Beijinhos, tenho muito orgulho no meu Pai e Sensei.

    ResponderEliminar
  11. Parabens Sensei, Genro, Armando, espero ainda te ver de Bengala a fazeres exames de graduação e qundo chegares ao 10º, graduo-te eu. Zéca

    ResponderEliminar
  12. Recebido através de e-mail, com os meus agradecimentos:

    Hola Sensei.
    FELICIDADES por el godan.
    He visto en la foto que sois muchos karatekas, muy bien.
    Hasta pronto.

    Carlos Garcia

    ResponderEliminar
  13. Recebido através de e-mail, com os meus agradecimentos:

    Caro Armando !
    Antes de mais parabéns ! Pelo que sei já era bem merecida esta nova graduação. Sinceramente só tive pena de não poder ficar para o fim do segundo treino.
    Grande abraço
    OSS!
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  14. Recebido via e-mail, o que agradeço:

    Faltam-me as palavras para comentar tão bom artigo...!

    Já tive a oportunidade de o felicitar pessoalmente, mas aqui ficam os meus parabéns!

    Ricardo Prelhaz

    ResponderEliminar
  15. A TODOS AQUELES QUE ME DERAM OS PARABÉNS NESTE BLOG - Carlos Rodrigues, Luís Silva, João Ramalho, Fernando Pinto, Cristina Caeiro, José Ramalho, Rafael Loureiro, Maria Eugénia Caeiro, José Augusto Neves, Núrya Inocentes, José Lopes, Luís Sérgio e Ricardo Prelhaz - MAS TAMBÉM AOS QUE ME FELICITARAM PESSOALMENTE - Vensã Mendes, Fernando Gonçalves e Yúri Inocentes -, COMPANHEIROS DE JORNADA NO MESMO CAMINHO, OS MEUS MAIORES AGRADECIMENTOS.

    Um agradecimento também aos elementos das outras associações presentes e que comigo partilharam este momento.

    Em especial um agradecimento à minha mulher Cristina, que permitiu que eu aqui chegasse!

    MUITO OBRIGADO!

    CONTINUAREMOS...

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  16. Amigo Armando Inocentes passados estes anos todos sei que não são os Dan's que te fazem "mover", de qualquer forma fico muito feliz e dou-te os meus sinceros parabéns.

    Leonardo Pereira ;-)

    ResponderEliminar
  17. Caro amigo Leonardo: Obrigado!

    Não sou só eu que mereço os parabéns! Todos aqueles com quem tenho partilhado momentos em conjunto também os merecem!

    Já agora, os meus parabéns para ti pois pela primeira vez comentas este blog!

    Os meus agradecimentos aos que me felicitaram no facebook (eu não tenho facebook - ainda! Falte-me o tempo...)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela conquista da nova graduação.

    Carlos Camacho.
    São Paulo - Brasil.

    ResponderEliminar
  19. Um forte abraço de agradacimento para alguém que está do outro lado do oceano!

    Obrigado Carlos Camacho!

    ResponderEliminar
  20. 5º DAN?!? Penso que há um engano aí, pois para mim há muito que o senhor é um autêntico 10º DAN!!! PARABÉNS GRANDE SENSEI!!!
    O karaté tem estas coisas boas: dá-nos a conhecer gente espectacular desde o cinto branco ao cinto negro.
    Um abraço deste amigo Açoriano.
    HRamos - Praia da Vitória

    ResponderEliminar
  21. Caro Hélio:

    Os meus maiores agradecimentos. Sei que por um lapso informático este comentário não entrou a 17 de Novembro. Mesmo sem responsabilidades no facto, apresento as minhas desculpas (ainda não estou "discreto").

    Há quatro semelhanças entre Okinawa e a ilha Terceira: a primeira são as pessoas que lá vivem! A segunda, ambas são rodeadas pelo mar a toda a volta. A terceira é que nenhuma dessas ilhas tem muralha (sabe o que quero dizer com iso!). A última semelhança existe na amizade que tenho (e que é recíproca) de algumas pessoas que são naturais de qualquer uma destas ilhas.

    Os Açores estão no meu coração: pelas suas belezas naturais (não me consigo esquecer de ter estado no interior de um vulcão), pelo modo como fui recebido e tratado aí (eu e a Cristina) e pelos amigos que fiz - colocar aqui o nome de todos seria longo, mas eles sabem quem são! E curiosamente amigos de TODAS as ilhas...

    O meu muito obrigado e um abração para TODOS!

    ResponderEliminar
  22. Quando eu digo ali que o praticante "atinge os seus limites e acaba por descobrir que os consegue superar", quero dizer que o praticante pensava que os seus limites eram uns... mas afinal são outros!

    ResponderEliminar