terça-feira, 17 de julho de 2012

As últimas para quem se interessa por desporto... e não só!

...
1. Iniesta ofereceu os 300 mil euros de prémio ganhos pela conquista do Euro 2012 às vítimas dos incêndios em Valência onde 1500 pessoas ficaram desalojadas.

2. Aziz Yildirim, presidente do Fenerbahçe, foi condenado a seis anos e três meses de prisão por causa das apostas desportivas relacionadas com viciação de resultados na Turquia no ano passado.

3. O melhor jogador do Mundo? Sem dúvida Federer - venceu pela sétima vez Wimbledon, igualando Peter Sampras no número de vitórias neste court e no maior número de semanas no topo do ranking mundial.

4. Quantas medalhas tem Portugal em Jogos Olímpicos? Segundo uns 38... segundo outros 22... vamos investigar?

5. Campeonato Europeu de sub-19 feminino: Espanha 2º lugar, vencida pela Suécia. Campeonato Europeu de sub-19 masculino: Espanha campeã pela sexta vez, vencendo a Grécia. E nós aqui tão perto...

6. Veio agora a lume: em 2000, Frode Olsen, guardião do Sevilha (agora com 44 anos) sabia que a sua equipa ia perder um jogo e telefonou a vários amigos para apostarem na derrota do seu clube.

7. Veio agora a lume: João Havelange, antigo presidente da FIFA e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, receberam subornos por causa dos direitos de transmissão televisiva dos Mundiais realizados nos anos 90.

8. A Associação de Futebol de Lisboa aumentou a taxa de inscrição dos clubes nos escalões de formação de 1 500 para 3 000 euros.

9. Um inquérito efetuado pela Labaton Sucharow junto de 500 altos cargos da Wall Street nos EUA e da City de Londres revela que 24% diz que infringir a lei é necessário para ter sucesso no setor financeiro; 26% já assistiu ou teve conhecimento de infrações; 30% diz sentir-se pressionado pelos seus planos de compensação a comprometer padrões de ética ou a violar a lei; 16 afirma que cometeria o crime de abuso de informação privilegiada se soubesse que não seria descoberto.

Poderá o fair-play ser hoje o princípio moral mais importante do desporto quando o não é da sociedade?” - perguntava Olímpio Bento já em 2004...                                                                                                                                                               

5 comentários:

  1. Comecei a ler este post com um sorriso na cara. Iniesta surpreendeu pela positiva, e muitos mais jogadores/atletas/desportistas podiam aprender com este exemplo.
    O meu sorriso esmoreceu quando cheguei ao ponto 6. É uma tristeza quando o desporto deixa de ser desporto para passar a ser um negócio.
    São cada vez mais raros os casos do chamado "fair-play"... Daqui a duas gerações falar-se-á nisso como se de um mito se tratasse.

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    Mais uma vez o desporto no seu melhor... e no seu pior!
    Mais uma vez Portugal e Espanha - porquê tantas diferenças?
    Mais uma vez o desporto é um reflexo da sociedade...

    Então por que exigir que ele seja o mártir? - resposta à interrogação do Prof. Dr. Olímpio Bento...

    Grande abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  3. No meio de tudo isto, dois pontos positivos: Iniesta, um exemplo, mas que não é único! Pena é não serem todos os outros exemplos... Federer, 30 anos e sempre à frente!
    No meio de tudo isto, a Espanha continua a ser maior que nós e não só em tamanho...
    O resto é o mercantilismo...

    Armando, bom fim de semana.
    Luísa Costa

    ResponderEliminar
  4. Fui ao teu FB e gostei: Iniesta ofereceu os 300 mil euros de prémio ganhos pela conquista do Euro 2012 às vítimas dos incêndios em Valência, onde 1500 pessoas ficaram desalojadas. Quanto irá oferecer Cristiano Ronaldo às vítimas dos incêndios na Madeira?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Sensei Armando:

    De facto é verdade: porquê exigir fair-play ao desporto quando não se exige à sociedade? E o que são os princípios morais do desporto? Os dos atletas, os dos juízes e árbitros ou os dos dirigentes? Será tudo a mesma coisa? Ou é o dinheiro que continua a mandar embora de maneiras diferentes em cada uma destas classes?

    Merece reflexão, ou não?

    Abraço.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar