quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cinquenta e seis... e um aniversário!

...
Há quem acredite na numerologia. Pessoalmente não acredito, mas posso brincar com os números...

Cinquenta e seis é um número importante (pelo menos para mim!): foi o ano em que nasci - 1956. O que quer dizer que este ano completo cinquenta e seis anos a 28 (metade de 56) de Novembro (mês 11, que multiplicado por 5 ainda dá a minha idade hoje!).

Se somarmos 5+6 obtemos 11, que para além de ser o mês em que comemoro o meu aniversário é a primeira capicua e é o número de jogadores de uma equipa de futebol... Se optarmos por uma subtração obtemos o primeiro número inteiro negativo ou o primeiro número inteiro positivo (5-6 ou 6-5). Se multiplicarmos esses algarismos obteremos o número trinta (é o primeiro número esfénico: unúmero esfênico é um número inteiro positivo que é o produto de três fatores primos distintos (2x3x5). Se os dividirmos (6/5) o quociente é 1, tal como o resto, também 1 (os dois juntos, mais uma vez 11). Se invertermos (5/6) teremos o quociente de 0,8333333... A soma das décimas e das centésimas é mais uma vez 11. 

Cinquenta e seis é o sétimo número oblongo (um número que é o produto de dois números inteiros consecutivos, ou seja, 7 x (7+1) = 56 (e lá está o sete: sete maravilhas, sete pecados mortais, sete mares, sete dias da semana...).

Cinquenta e seis no sistema binário escreve-se 111000 (com três 1 e três 0) e pode ser escrito de três formas distintas como a soma de dois números primos: 3+53, 13+43 ou 19+37.

Mas cinquenta e seis é mais importante ainda porque a 56ª seguidora do meu blog (a última a aderir) comemora comigo hoje o nosso aniversário de casamento... Este exercício é a minha forma de  dar os meus parabéns à Cristina, mas também à Núrya e ao Yúri.

E ainda dizem que vamos mal de matemática (^_~)!!!

11 comentários:

  1. Maria Eugénia S. Caeiro12 de julho de 2012 às 20:16

    Mas que contas tão interessantes e complexas, gostei. Aproveito para dar os parabéns aos meus sobrinhos, que este dia seja um de muitos com muito amor, saúde, sorte, êxitos pessoais e profissionais. Mil beijs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito abrigado Titi Gena! As contas interessantes e complexas servem para se ver que a culpa das médias de matemática baixarem não é dos professores e muitas vezes nem dos alunos, mas sim das condições que nos dão para trabalhar.
      Mas tens de concordar que para mim a seguidora n.º 56 é especial...

      Beijinhos (muitos!).

      Eliminar
  2. OSS Inocentes Sensei!

    Felicidades ao senhor e sua esposa. Parabéns por terem completo mais um ano juntos nessa caminhada da vida.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lara San:

      Uma honra para mim receber os parabéns do outro lado deste imenso oceano que nos separa. Afinal não estamos assim tão longe...
      Eu e a minha esposa agradecemos.

      Aquele abraço!

      Eliminar
  3. Gostei muito deste post, é diferente!
    E muitos parabéns, que venham mais anos assim, e que nós (eu e Yúri) continuemos a chatear-vos a cabeça, senão não ia ter a mesma piada, certo?
    Um beijinho muito grande!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha se for eu a "achatar-vos" a cabeça? Não ia ter a mesma piada, certo?

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Gostei muito deste post, é diferente!
    E muitos parabéns, que venham mais anos assim, e que nós (eu e Yúri) continuemos a chatear-vos a cabeça, senão não ia ter a mesma piada, certo?
    Um beijinho muito grande!!

    ResponderEliminar
  5. Eeeeepaaaa!

    Eu ainda acrescentaria que 56 é "a metade exata" (^_^) do Kata Suparinpai (108) mais "2" (que é o número de ideogramas) para a palavra KARA-TE!

    Além disso, 56, subtraindo o valor do Kata Sansērū (36) dá - com precisão - "20", que é uma referência inequívoca ao número dos preceitos éticos de Funakoshi Gichin, o Nijūkun!!

    Nada é por acaso!

    \(^_^)/

    ResponderEliminar
  6. Armando, belo exercício de criatividade matemática.

    Tens razão: o problema não são os professores nem os alunos: são as condições que ambos possuem, uns para ensinar e formar outros para aprenderem e crescerem.

    Muitos parabéns da colega Luísa!

    ResponderEliminar
  7. Atrasadíssimo, mas sem falhar: os meus parabéns para si e para a sua esposa!

    JA Neves

    ResponderEliminar
  8. Bom texto, uma forma inteligente de homenagear a "cara-metade". Atrasado, porque os últimos dias forma bastante conturbados, cá vão os parabéns aos "Namorados".
    Abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar