segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comemorar ou não comemorar, eis a questão!...


Não coloco fotografias de cravos vermelhos... não comemoro nem deixo de comemorar! Comemorar ou não comemorar, eis a questão!... Mas relembro alguém dentro do verdadeiro espírito, sem apego, sem ambições, e recordo-o através de uma poetisa.

"A Salgueiro Maia

Aquele que na hora da vitória respeitou o vencido
Aquele que deu tudo e não pediu a paga
Aquele que na hora da ganância
Perdeu o apetite
Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com a sua ignorância ou vício
Aquele que foi «Fiel à palavra dada à ideia tida»
como antes dele mas também por ele Pessoa disse."

[Sophia de Mello Breyner Andresen]


Recordo-o porque foi a pessoa que, ética e democraticamente, soube dirigir-se aos seus homens, mesmo subordinados, e dar-lhes a liberdade de escolha. Soube ser amigo,  ser sincrero e dizer-lhes: "Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos... e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!" (Salgueiro Maia, madrugada de 25 de Abril de 1974, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém). Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente. Depois seguíram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Salgueiro_Maia).

Também nós estamos no estado a que chegámos...

Ricardo Costa, na edição de ontem de «Record», na página 2, abordava a única federação que se opôs ao RJFD deste modo:
"Chegado ao fim o período de um ano de suspensão da utilidade pública desportiva da FPF, o Secretário de Estado do Desporto (SED), ainda que gestionário, comunicou à Federação que pretende renovar por mais um ano essa suspensão. Antes de uma nova sessão das intermináveis assembleias gerais da FPF, o SEJ, não tendo na mão estatutos em conformidade com o Decreto-Lei 248-B/2008 (regime jurídico das federações), opta pela solução mais benigna, já que, legalmente, podia já avançar para o cancelamento da utilidade pública. De todo o modo, aguardará por nova tentativa de “fechar o assunto”, marcada para o próximo dia 30 de abril, depois de a reunião do dia 19 de Março não ter sido integralmente bem-sucedida."

Opção mais benigna, ao estilo de uma amnistia comemorativa...




1 comentário:

  1. Caro Armando!
    É com alguma emoção que vejo a referência a Salgueiro Maia, tive a honra de o conhecer pessoalmente, alguns anos depois do 25de Abril, quando cumpri o Serviço Militar obrigatório. E pelo que sei foi dos que mais arriscou e nada beneficiou, pelo contrário, esteve durante muitos anos na prateleira, foi ultrapassado nas promoções por muitos oportunistas que nada arriscaram. É assim em todo o lado.
    37 Anos depois do 25 de Abril, o estado a que isto chegou não é estado nenhum, é uma desgraça, um lodaçal, onde chafurdam sem vergonha toda a espécie de hienas e lacaios sem escrúpulos. A mentira é lei, a corrupção e o compadrio mandam com os Interesses instalados a dirigir tudo isto. As Federações, salvo raras e honrosas excepções, são um luxo frequentado por amigos do poder que as utilizam para promoção pessoal e na defesa de interesses obscuros, interesses que na maior parte dos casos nada servem o desporto, nem os associados, muito menos a qualidade e integridade desportiva que tanto precisamos.
    Acho que a melhor forma de comemorar é dizer não, quando querem que digamos sim; é ser digno quando o vil egoísmo campeia; é lutar contra a indiferença; é resistir; é
    acreditar que é possível um mundo melhor ; é não abdicar de pensar; não deixar que nos tirem os sonhos; em suma viver para ser, E SER para viver, por mais que as troikas e seus capangas tentem desvirtuar a essência da vida humana.
    Dizia-me um dia destes um amigo karateca : “se, por acaso, ainda existirem Samurais, é fora dos Dojos que mais são precisos”.
    Comemoremos então, à nossa maneira, lutando e criando.

    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar