terça-feira, 5 de abril de 2011

O apagão e os repuxos - questões de liderança

As pedradas ao autocarro do Benfica numa das últimas deslocações ao norte, tal como a apagão e a ligação do sistema de aspersão no estádio da Luz no último fim-de-semana, revelam a incivilização em que vivemos. Se no primeiro caso as culpas podem ser eventualmente atribuidas a adeptos, no segundo caso serão eventualmente atribuídas a dirigentes. Se (se!) os jogadores do Porto se recusaram a entrar de mão dada com as crianças que envergavam o equipamento do Benfica o problema é deles e a responsabilidade sua, mas nenhum dano material ou moral daí resultou (não foi o espectáculo tão bonito? Não, não foi!).


Mas por que motivo se passa tudo isto ao mesmo tempo? A resposta é só uma: uma questão de educação (ou de falta dela!). E de quem é a responsabilidade? Se podemos atribuir 50% da culpa a quem pratica estes actos, os outros 50% terão de ser atribuídos a quem não educou os 50% anteriores numa senda de valores, de quem não lhes forneceu uma formação ética, de quem não lhes deu exemplos de cidadania e de civilidade.


Resumindo, tudo isto é uma questão de liderança. Liderança também exercida por quem exerce as funções de dirigente ou de treinador. Tomando como base o livro Coaching Young Athletes, de Rainer Martens, poderemos assim definir os diferentes estilos de liderança:

 O “pedra”: acredita que precisa de ser durão e fechado para manter a distância e a ordem;

 O “sacana”: a ideia é não facilitar. “Se eu posso dificultar, para que facilitar!!??”;

 O “anjo”: aquele que, na tentativa de ser amado por todos, veste a fantasia de anjo. É o “super compreensivo”;

 O “mil facetas”: aquele que em cada momento está de uma forma (mudança de humores), muitas vezes atingindo extremos, e nunca se sabe o que vem pela frente;

 O “ceguinho”: que finge dormir e fechar os olhos para coisas importantes;

 O “falador”: falar, falar, às vezes sozinho… ouvir, nem pensar!!

 O “juiz”: é o dono da verdade, aquele que acusa e absolve. É o que diz: “eu não te disse!?”

 O “domador”: aquele que “tira” o sangue dos seus subordinados;

 O “psicotécnico”: na tentativa de resolver os problemas psicológicos de cada um, deita-os no divã… “dá-lhes conselhos”;

 O “super-técnico”: veste a capa de super-homem e acredita poder sustentar o fardo de ser perfeito e jamais errar.

Não tenhamos receio de nos revermos em qualquer um deles, nem medo de atribuir alguma destas categorias aos nossos dirigentes ou aos nossos políticos.


Depois ainda digam que a culpa de uma geração à rasca é dessa geração rasca!!!...

...

Sem comentários:

Enviar um comentário