terça-feira, 31 de julho de 2012

Londres 2012: o que se recordará? (1)

...
Não sei se estes J. O. serão lembrados no futuro por causa dos grandes feitos, dos recordes ou dos atletas...

Mas de certeza que serão recordados por algumas particularidades um pouco insólitas!

1. Por causa do registo da palavra "Olympic" ser pertença do COI, o restaurante londrino Olympic foi obrigado a tapar as duas últimas letras durante o período em que decorrem os jogos e um pub teve de riscar no seu menu a baguete denominada "olympic torch" (tocha olímpica)...

2. A organização convidou o baterista dos «The Who», Keith Moon, para tocar na cerimónia de encerramento... Ora, Keith Moon faleceu em 1978!

3. A delegação indiana desfilou com uma "penetra" junta ao porta-estandarte...

4. Algumas das chaves das portas dos estádio de Wembley foram perdidas... pela polícia!

5. Nur Suryani, de 29 anos, competiu na prova de carabina... grávida de oito meses! De saudar...

6. Ye Shiwen, nadadora chinesa de 16 anos, venceu os 400 metros estilos, batendo o recorde mundial, sendo nos últimos 50 metros mais rápida que o próprio Ryan Lochte...

7. A primeira medalha de ouro da Lituânia foi conquistada por Ruta Meilutyle nos 100 metros bruços. Idade: 15 anos...

8. Broncas na ginástica e na esgrima. O pódio masculino da ginástica foi para a China, Grã-Bretanha e Ucrânia. Protestam os Japoneses, que ficaram em quarto, retificam-se as notas, Japão passa para segundo e Ucrânia fora do pódio. Na esgrima feminina, a coreana Shin A Lam, no combate contra a alemã Britta Heidemann, sofreu o toque que ditou a derrota (5-6) e a impediu de lutar pelo ouro no último segundo. Shin A Lam e o seu treinador clamaram por um erro de cronometragem defendendo que o tempo já se teria esgotado. A coreana sentou-se na pista em lágrimas e aguardou uma hora pela decisão sobre o protesto apresentado. Abandonar a pista significaria aceitar o resultado e a decisão. Passada uma hora, o protesto do treinador de Shin A Lam foi rejeitado e a atiradora coreana foi escoltada para fora da pista.


5 comentários:

  1. A ser assim , serão os jogos do insólito, mesmo na comitiva portuguesa, onde há algumas coisas por explicar. Ou isto já começa a não ter explicação ?
    Grande abraço, verdadeiramente olimpico.
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    Estes jogos ficarão para o futuro por estas situações todas, mas também pelas 19 medalhas de Phelps e por tudo aquilo que se passa na comitiva portuguesa.

    Será que teremos um novo Saltillo? Carolina Borges ficou incontactável depois de avisar por e-mail que não ia participar por razões médicas e pessoais? Não havia médico na equipa portugesa para a consultar? Porque usou e-mail? Como transpirou isto cá para fora? Muitas perguntas ainda por responder...

    Quanto à prestação dos nossos atletas, criar expectativas altas demais é o que dá - porque eles deviam saber (tal como a comunicação social) que prognósticos, só depois dos jogos!

    Abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  3. Bem, temos sempre de ouvir os dois lados... A Senhora diz que não lhe creditaram treinador, que onde estava só havia fisioterapeuta mas não médico e que para além disso está grávida de três meses. E ainda alega nunca ter recebido os subsídios contratualizados.

    Mais uma história para dar que falar!

    Abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  4. O nível desportivo de um país mede-se pelo néro de medalhas ganhas em J. O. ou em Campeonatos do Mundo das modalidades.
    Esperemos pelo medalheiro final... mas sem dúvida que Londres 2012 será recordado pelas 19 medalhas de Phelps.

    Cumprimentos.
    José Brás

    ResponderEliminar
  5. Algo está malno reino da Dinamarca, diria eu....

    ResponderEliminar