quinta-feira, 31 de março de 2011
Acção de Formação com Pierluigi Aschieri
terça-feira, 29 de março de 2011
Ética, política, justiça e desporto... e o retrato do nosso país! (III)
O hipotético suborno de Domingos Névoa estava ferido de irregularidade, e por isso não podia aspirar a receber o nobre título de suborno. O que se passou foi, no fundo, uma ilegalidade ilegal. O que, surpreendentemente, é legal. Significa isto que, em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer. É preciso saber fazer as coisas bem feitas e seguir a tramitação apropriada. Não é acto que se pratique à balda, caso contrário o tribunal rejeita as pretensões do candidato. "Tenha paciência", dizem os juízes. "Tente outra vez. Isto não é corrupção que se apresente."”
Aos Treinadores
Ética, política, justiça e desporto... e o retrato do nosso país! (II)
Nota: negritos da nossa responsabilidade.
Ética, política, justiça e desporto... e o retrato do nosso país! (I)
domingo, 27 de março de 2011
Indignai-vos! Muitos são os motivos...
"Chega até nós mais um relatório de uma organização não governamental que atesta que a impunidade da corrupção é promovida pela nossa lei e pelo sistema de aplicação da justiça. Desta feita foi a “Transparência e Integridade, Associação Cívica”, o braço nacional da Transparency International, que o confirmou. Algumas observações que resultam desse relatório: (i) a prescrição de processos não permite a punição dos crimes; (ii) o sistema judicial e os seus intervenientes são facilmente manipulados por arguidos detentores de maior influência política, social ou económica; (iii) não existe um “corpo estadual” com poderes especiais de investigação e prevenção da criminalidade económico-financeira."
Indignai-vos pois! O princípio de Peter e a lei de Murphy continuam irrevogáveis!
Nota: negritos e cor da minha responsabilidade.
...
sábado, 26 de março de 2011
Metáforas...
-----“Aprendi com Torga a ter grande admiração por aquelas pessoas muito pobres que nunca aparecem sujas nem rotas no meio da rua. (Nem falsas.) Que usam durante o dia, com a maior decência, o único fato que têm e que à noite, mal chegam a casa, o despem, o escovam, o penduram e ficam nuas diante da própria consciência, à espera de o vestir de novo, muito dignos, no dia seguinte. (Pois, eu sei: no karaté às vezes é preciso fugir da imagem bem composta dessa vida no espelho, quebrá-lo, porque a vitória está fora dele no campo ou não – e a candura, a humildade, a ingenuidade não ganham jogos e outros bons sentimentos menos ainda.)
-----Aprendi com Dostoievski que há comboios cheios de pensamentos que, vertiginosos, nos atravessam a cabeça a toda a hora – e são um perigo. Porque vão desenfreados atrás do sonho, perdem o sentido, descarrilam. (Pois, eu sei: no karaté é ainda mais preciso abafar o gemido com o devaneio, o dobre a finados com a esperança. Prometer o paraíso sob a forma de um fundo, que venha quente do frio, ou sob a forma de um messias, que venha frio do quente , pode ser uma tentação se o que sobra é já quase só o desespero, a humilhação ou nada.)
-----Aprendi com Roth que às vezes somos a metáfora que nos leva por um caminho de trevas de caixão às costas numa viagem que não pára porque o ponto onde deixá-lo está sempre a fugir-nos do destino de não percebermos que o que desejávamos cobrir com sete palmos de terra não vai no caixão, vai dentro de nós a destruir-nos ou a iludir-nos. (Pois, eu sei: no karaté isso ainda se nota mais. Quando desata a ser dor o suspirar pela glória que não vem logo uma voz se ouve agreste e se ergue até ao estrondo: a dos humores. Em forma de ilusão ou não.) E nas voltas em vão do caixão chega-se enfim ao instante em que vale mais o risco que o carpido e é por isso que eu acho que o próximo Director do Departamento de Formação da FNK-P, tal como o próximo Presidente da cadavérica Associação Nacional de Treinadores de Karaté, podem mesmo sair de uma roleta russa contra a tradição, a suspeita e o medo..."
Nota: parafraseados a negrito.
sexta-feira, 25 de março de 2011
E de como um rato pariu uma montanha...
Recordamo-nos que o ocorrido só muito mais tarde veio a lume e através do Secretário de Estado do Desporto, tendo sido a suspensão de seis meses aplicada a Queiroz pela Autoridade Antidopagem de Portugal.
O jornal «Record» de ontem (página 18) salienta que num comunicado da mesma, presidida por Luís Horta, se afirma que “para esta conclusão contribuiu, decisivamente, o facto de os testemunhos de dois médicos da FPF, em Lausana, terem apresentado contradições com o que tinham afirmado no processo decorrido em Portugal por não confirmarem declarações anteriormente feitas e por terem procedido a diversas alterações dos factos então relatados”.
Pois é... primeiro os factos são uns, depois os factos são outros (tal como muitas vezes acontece no karaté)!
Rui Santos, na mesma edição (página 2) afirma que “um organismo tutelado pelo Estado não observou, com rigor, aquilo que estava sob escrutínio, decidindo em causa própria e sem condições «ab initio» para se colocar acima de quaisquer interesses pessoais e corporativistas” tal como já vai sendo hábito no nosso país... seja qual for a modalidade!
E a seguir realça que “este é um bom «caso de estudo» para se perceber como podem ser atropelados, sem dó nem piedade, os direitos de qualquer cidadão”, havendo muitos outros bons e belos «casos de estudo» que poderíamos evocar noutras modalidades – até no karaté (como exemplo, por que motivo pediu o seleccionador nacional a sua demissão e a Direcção da FNK-P não lha deu? Porque motivo não houve Cursos de Treinadores durante quase todo o 2010 e de repente eles aí estão todos - ou quase -?).
Rui Santos a terminar salienta ainda que “o que é grave é que pessoas supostamente responsáveis como deveriam ser o secretário de Estado do Desporto, o presidente do IND, o presidente da AdoP e a Direcção da FPF, montados em cima dos poderes que manobram o futebol português, viciado na sua falta de independência e contando com sectores da comunicação social ao serviço de interesses nunca confessados, aceitaram tudo misturar apenas porque decidiram que tinha chegado a hora de apear o seleccionador nacional. Ironia ou não, a queda das máscaras coincide com a queda do Governo.”
Também onde já vimos isto? Talvez num sítio onde os montados em cima dos poderes que manobram o karaté, viciado na sua falta de independência, aceitaram tudo misturar apenas porque decidiram que tinha chegado a hora de apear um determinado formador do Departamento de Formação da FNK-P...
De vez em quando, neste país o rato consegue parir uma montanha...
quinta-feira, 24 de março de 2011
Em busca da grandeza
Uma excelente crónica, que nos parece até excepcional, pois para além de incisiva vai directa ao assunto.
Com a devida autorização do seu autor aqui a transcrevemos na íntegra, para que ela chegue a mais leitores e para que se medite sobre o seu conteúdo.
*Aqui, humildemente, acrescentaríamos «e de treinadores...».
Não somos nós que o afirmamos. É o Prof. Dr. Sidónio Serpa!...
Nota: negritos da nossa responsabilidade.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Karaté e Pedagogia: quando o Mestre é um Pedagogo!
No estágio que terminou tivémos a oportunidade de observar o que devem ser as qualidades de um verdadeiro pedagogo. A par de treinos duros e intensos, o Sensei Onaga mostrou uma posição humana e compreensiva, sempre sem descurar a técnica, criando situações de alegria e de empenhamento, principalmente entre os mais novos, que são comprovadas pelas fotos abaixo.
terça-feira, 22 de março de 2011
TERMINOU... EM GRANDE E COM SUCESSO!
Foram três dias intensos os do 8º Estágio Nacional da PGKS - que terminou... em grande e com sucesso - ministrado de uma maneira excepcional por Ryoichi Onaga Sensei, 9º Dan, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista pedagógico. 18, 19 e 20 de Março, um fim de semana de trabalho tanto de manhã como de tarde, no qual até as crianças e os seus familiares se empenharam. Presentes também instrutores da Kaizen e do Jundokan que connosco partilharam dos ensinamentos do representante para a Europa da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai.
O estágio em si começou na 6ª feira, das 19.30 às 21.00, com um treino geral aberto a todos os inscritos, independentemente da sua idade e da sua graduação, em que estiveram presentes 34 participantes. Por que motivo tão poucos? Porque privilegiamos a qualidade em detrimento da quantidade - um estágio da PGKS aberto só às associações convidadas.
quarta-feira, 16 de março de 2011
O Japão levantar-se-á!...
Em vésperas de recebermos um ilustre cidadão deste país, é nossa firme convicção que após a calamidade que se abateu sobre o Japão o mesmo se levantará, tal como aconteceu após várias guerras e mesmo depois de Hiroshima e Nagasaki...
Solidários com aqueles sobre quem se abateu a desvastação e a dor, o pórtico que permaneceu de pé em Otsuchi represença decerto a indomável coragem e força do povo Japonês...
Um olhar sobre a II Taça Kaizen
Vamos agora relançar um olhar sobre a II Taça Kaizen...
... organização excelente, o que se deve em muito a Nuno Santos e a Marco Cruz, com horários cumpridos a tempo e horas...
... demonstração daquilo que pode ser uma competição em termos pedagógicos - onde os mais novos, que ainda não fazem kumite, faziam a sua kata e um "percurso" onde tinham de mostrar várias habilidades motoras cronometradas, o que foi excepcional.
Participantes cerca de duzentos... em representação de mais de 20 Dojos... e imenso público na bancada central!
Bom trabalho dos árbitros, amadores é certo, com algumas "calinadas" pelo meio, mas o que se deve registar é o ambiente saudável e alegre que ali se viveu naquele domingo, em Corroios. Uma medalha de participação para todos... e mesmo os que não conseguiram subir ao pódio - e que o tentarão para a próxima - viram o seu desempenho retribuído.
Só uma particularidade: descobrimos nesta competição o «homem que voa»! Aka literalmante todo «no ar»... nesta foto (num kumite arbitrado pelo Presidente da Kaizen, João Ramalho, o qual também merece os nossos parabéns!), mas com os pés bem assentes na terra pois haveria de ganhar a sua categoria!!...
domingo, 13 de março de 2011
De parabéns os participantes na II Taça Kaizen
Todos de parabéns, mesmo os que não subiram ao pódio, pois deram o seu melhor. Aqui ficam algumas imagens para mais tarde recordarmos...
As classificações obtidas foram as seguintes:
Mafalda Campino - 3ª Class. Kata Feminina 6-7 anos
Mafalda Campino - 1ª Class. percurso 6 anos
Yúri Inocentes - 1º Class. Kumite Masculino 10-11 anos
Diogo Neto - 1º Class. Kumite Masculino 12-13 anos
Alberto Cavaleiro - 3º Class. Kumite Masculino 12-13 anos
Alberto Cavaleiro - 2º Class. Kata Masculino 12-13 anos
Carolina Ferreira - 3ª Class. Kata Feminina 12-13 anos
Rute Baptista - 3ª Class. Kata Feminina 14-15 anos
Sara Lima - 2ª Class. Kata Feminina 16-17 anos
Rita Duarte - 1ª Class. Kata Feminina +18 anos
Núrya Inocentes - 2ª Class. Kata Feminina +18 anos
João Martins - 3º Class. Kumite Masculino +18 anos
De parabéns também a Treinadora Cristina Lopes pelo seu trabalho incansável, desdobrando-se pelos vários tatamis!
Agora o necessário é continuar...