domingo, 27 de março de 2011

Indignai-vos! Muitos são os motivos...

Hoje em dia, na sociedade actual, em qualquer cultura, em qualquer país, muitos são os motivos para nos indignarmos. O direito à indignação e à possibilidade de manifestarmos a mesma deveriam ser eleitos como valores actuais. Não era preciso ler o livro de Stéphane Hessel, recentemente editado pela Objectiva, para disso darmos conta!

Um manifesto de um homem de 93 anos dirigido aos mais jovens - até parece que a geração «à rasca» já o começou a «ouvir».

Se o autor nos diz que «a pior das atitudes é a indiferença» (p. 26), eu diria que, pela sua objectividade e pela possibilidade de o observarmos, o pior dos comportamentos é a indiferença.

E a diferença reside na realidade entre os que são indiferentes, os submissos, e aqueles que resistem, que denunciam, que actuam - os que se indignam e manifestam a sua indignação.

Abrindo um parentesis aqui, podemos ler no Correio da Manhã de hoje, na página 20, que Iara, uma menina com seis anos, transplantada com células do cordão umbilical, "sobreviveu à leucemia mas estrou em estado crítico no IPO do Porto, porque o antiviral Forcarnet está em falta em todo o País". Indignai-vos... por vivermos num país (escrevo com minúscula propositadamente!) como este!

Continuando agora sobre o que aqui vos vou deixando, neste blog, muitos têm sido os gritos de indignação. Muitos daqueles que os têm ouvido a eles não têm dado ouvidos e assim manifestam a sua indiferença...

Outros, pelo contrário, quer seja através dos comentários quer seja por e-mail, fazem-me recordar o lema do Liverpool inscrito nas paredes do estádio de Anfield Road - “YOU'LL NEVER WALK ALONE". A esses, a todos vós, o meu muito obrigado!

Para terminar - pois há quem diga que os meus posts são longos de mais - deixo-vos com Ricardo Costa, hoje no «Record», página 2, sobre "corrupção e desporto", a que hei-de voltar mais tarde:

"Chega até nós mais um relatório de uma organização não governamental que atesta que a impunidade da corrupção é promovida pela nossa lei e pelo sistema de aplicação da justiça. Desta feita foi a “Transparência e Integridade, Associação Cívica”, o braço nacional da Transparency International, que o confirmou. Algumas observações que resultam desse relatório: (i) a prescrição de processos não permite a punição dos crimes; (ii) o sistema judicial e os seus intervenientes são facilmente manipulados por arguidos detentores de maior influência política, social ou económica; (iii) não existe um “corpo estadual” com poderes especiais de investigação e prevenção da criminalidade económico-financeira."


Indignai-vos pois! O princípio de Peter e a lei de Murphy continuam irrevogáveis!


Nota: negritos e cor da minha responsabilidade.


...

1 comentário:

  1. A corrupção a todos níveis está a alastrar de forma alarmante mas, ao mesmo tempo, por ser tão noticiada mas impune, se está a vulgarizar de tal forma que toda a gente fala nela mas ninguém toma reais medidas. Está no sistema e, mesmo todos sabendo que o sistema está podre, continuamos a "respeitá-lo" porque se institucionalizou... esta letargia a que nos entregámos todos é que deixa tudo ficar como está. Nobre Povo?

    ResponderEliminar