sábado, 5 de março de 2011

Mas afinal, quando é que isto vai acabar?



Wes Leonard. Um cesto, uma vitória, o abraço e o fim de tudo aos 16 anos.

Este é o título de uma notícia publicada hoje no jornal «i», na página 63, e que nos permitimos transcrever.


(foto de Roberto Serra /Getty Images, http://www.ionline.pt/conteudo/108584-wes-leonard-um-cesto-uma-vitoria-o-abraco-e-o-fim-tudo-aos-16-anos)


"É isto que o torna diferente. Ele cuida do seu corpo melhor do que qualquer um que já treinei." Wes Leonard era um miúdo excepcional. Colegas, professores, treinadores, todos lhe reconheciam a dedicação e o talento. Há poucos dias, o técnico da equipa de basquetebol do liceu de Fennville, no estado norte-americano do Michigan, desfazia-se em elogios sobre o seu atleta numa entrevista ao diário local "Holland Sentinel". Na noite da passada quinta-feira, as palavras de Ryan Klingler ganharam um lugar na curta história de Wes Leonard, que, depois de um cesto vitorioso e de um abraço de um companheiro de equipa, sofreu um colapso, foi levado para o hospital e morreu.

Tinha 16 anos, também fazia parte da equipa de futebol americano da escola e as suas exibições faziam dele um atleta promissor. As causas da morte não foram confirmadas, mas segundo o jornal "Holland Sentinel", Wes chegou ao hospital já sem batimentos cardíacos. "Todos os esforços foram feitos assim que chegou. Tentámos reanimá-lo, mas infelizmente não conseguimos", explicou o porta-voz do hospital.

Wes Leonard "era de longe o melhor jogador da sua equipa", reconheceu Mike Miller, treinador da equipa do liceu de Bridgman, que, após o cesto duplo de Wes Leonard, a 30 segundos do fim do jogo, perdeu por 57-55.

"É um choque tremendo e isto só revela que nunca sabemos o que pode acontecer. É um dia difícil para Fennville porque se trata de um grande miúdo. Os rapazes olhavam para o Wes muito além do basquetebol, era um rapaz de classe", afirmou o director do liceu de Lawrence, cuja equipa tinha encontro marcado com a formação de Fennville esta segunda-feira.

Em pouco tempo, Wes Leonard acumulou números que impressionaram. Marcou mais de mil pontos em três épocas e esta temporada tinha uma média de 18,5 pontos por jogo. No futebol americano, era por muitos considerado o melhor jogador da conferência sudoeste do estado do Michigan.

No Facebook, as homenagens a Wes Leonard não tardaram a aparecer. Na página do liceu pode ler-se que "a sua perda é uma tragédia que deixou toda a comunidade em estado de choque". Dentro de campo, os atletas de todas as equipas da conferência sudoeste também vão prestar homenagem ao atleta, usando pulseiras com as iniciais
do seu nome.





(fotos: D J Geppert/The Holland Sentinel/AP, http://www.estadao.com.br/basquete/ e http://globoesporte.globo.com/basquete/)




A Globo Esporte ainda salienta que Wes Leonard é o segundo atleta da Fennville High School que morre em pouco mais de um ano, dando a saber que o lutador Nathaniel Hernandez, de 14 anos, morreu em Janeiro de 2010 após sofrer uma convulsão em casa pouco depois de disputar um campeonato nesse estabelecimento de ensino.

Em Março de 2007 realizou-se em Lisboa um Congresso sobre «Morte súbita no desporto» mas das conclusões do mesmo pouco sabemos...

Sabemos sim que entre as mortes súbitas no desporto mais mediáticas em Portugal - Pavão, do Porto, em Dezembro de 1973, e Fehér, do Benfica, em Janeiro de 2004 -, registamos pelo menos 15 mortes no futebol, 3 mortes no basquetebol e outras 3 mortes no ciclismo - isto durante a própria prática desportiva. Depois dessa data, muitas mais houve entre nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário