sexta-feira, 11 de março de 2011

Portugal, “Um exemplo na Europa”, de Vítor Serpa


O Editorial de hoje de «A Bola», na última página, redigido
pelo seu Director, Vítor Serpa, e intitulado “Um exemplo na Europa”, também é um excelente exemplo...

Por isso mesmo aqui o transcrevemos com as necessárias congratulações ao seu autor.

Portugal é um excelente exemplo europeu. Melhor que franceses e que ingleses. Melhor, também, do que russos. Os portugueses têm demonstrado serem de um empreendedorismo de sucesso. Capazes de vencer as dificuldades que se colocam em qualquer latitude, tanto debaixo de um frio gélido, como de um clima ameno. Vencemos em qualquer campo. Do natural ao artificial. Temos um indiscutível espírito de luta, uma verdadeira vontade ganhadora, alma guerreira e, acima de tudo, uma enorme auto-estima.

As coisas podem até nem estar a correr-nos de feição, mas somos teimosos e persistentes até darmos a volta por cima. Resistimos à queda dos mercados, enfrentamos, com ânimo, as dificuldades que se nos deparam. Garantimos um valor acrescentado à Europa e poucos são os países que se podem orgulhar de gente assim.

Podem passar-nos a perna, que nos erguemos e lutamos. Podem recorrer a um jogo rasteiro, que sabemos sobreviver. Podem, até, usar de artimanhas, que as contornamos e continuamos no caminho dos vencedores.

Podemos vestir de azul ou de vermelho, até, mesmo de amarelo, que nada nos perturba e nenhuma cor nos diferencia na qualidade e na coragem. Descendemos de povos conquistadores e isso nota-se em cada momento, em cada lance de vida.

Temos uma oportunidade, não a perdemos. Temos uma contrariedade, pois somos capazes de a vencer. É difícil encontrar gente como a nossa, tão animada e tão orgulhosa de ser capaz de vencer em toda a linha, nesta Europa tão diversa.

Que pena ser só no futebol...

Quase que apetece acrescentar, parafraseando Vítor Serpa, que pena ser só no futebol, no fado, em Fátima... e no Karaté!





Nota: negritos da nossa responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário