terça-feira, 22 de março de 2011

TERMINOU... EM GRANDE E COM SUCESSO!


Foram três dias intensos os do 8º Estágio Nacional da PGKS - que terminou... em grande e com sucesso - ministrado de uma maneira excepcional por Ryoichi Onaga Sensei, 9º Dan, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista pedagógico. 18, 19 e 20 de Março, um fim de semana de trabalho tanto de manhã como de tarde, no qual até as crianças e os seus familiares se empenharam. Presentes também instrutores da Kaizen e do Jundokan que connosco partilharam dos ensinamentos do representante para a Europa da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai.

No primeiro dia coube-me a mim o esforço inicial de durante duas horas batalhar em Sepai e Kururunfa. Sozinho e perante um Mestre de tal envergadura a aplicação foi máxima, a correcção excelente e o resultado excepcional. Por que motivo só estas duas katas e não Seisan e Suparimpei? Porque a nossa preocupação está na perfeição - o que vale a pena fazer vale a pena fazer bem feito, o que não vale a pena fazer bem feito não vale a pena fazer! - e mais importante é estar correcto o anterior para de seguida se avançar em frente...

O estágio em si começou na 6ª feira, das 19.30 às 21.00, com um treino geral aberto a todos os inscritos, independentemente da sua idade e da sua graduação, em que estiveram presentes 34 participantes. Por que motivo tão poucos? Porque privilegiamos a qualidade em detrimento da quantidade - um estágio da PGKS aberto só às associações convidadas.

O sábado de manhã foi ocupado com um treino para cintos castanhos e negros. Trabalho, correcção, dissecação de kata, mais trabalho e mais correcção...





Neste treino as explicações e a demonstração por parte do Sensei Onaga foram uma constante...



... para no final tirarmos uma fotografia que nos fará recordar por muito tempo este tempo com ele passado!




Da parte da tarde, mais dois treinos: um dedicado às crianças e aos mais jovens e a seguir um outro mais direccionado para os adultos.

Domingo de manhã foi o período consagrado aos exames de graduação.













Resultados: mais um cinto azul, cinco roxos, dois cintos castanhos, dois castanhos com duas listas, e, no topo, Sara Lima e Núrya Inocentes cintos negros 1º dan, Ricardo Prelhaz 2º dan e Rui Loureiro 3º dan. Todos de parabéns!

E mesmo após a examinação, o Sensei Onaga continuou com as suas explicações e as correcção, numa demonstração inestimável.



Domingo à tarde realizou-se o treino geral conjunto para se encerrar o evento.


Na cerimónia de encerramento a tradicional entrega de diplomas a todos os presentes...


... e a nossa retribuição com a oferta de uma pequena lembrança!


E, como é costume, as também tradicionais fotos de grupo...







Foram três dias intensos, em grande e com sucesso, que terminaram com os agradecimentos do sensei Onaga, com o seu convite para participarmos no Estágio Europeu da OGKK no próximo mês em Múrcia e com a promessa de regressar de novo em Novembro...
...

2 comentários:

  1. Caro Armando , parabéns !
    Pelos vistos foi um bom estágio, para qualquer karateca, o estágio com um bom mestre japonês é um momento de grande importância. Aproveitar para novas aprendizagens e fruir do treino em grande equipa enriquece quem participa nestas actividades.
    Pelo que se pode ver nas fotos, todos ganharam.
    Parabéns pela organização.

    Grande abraço,
    OSS!

    PS. Pensei passar por lá para dar uma espreitadela, mas foi-me completamente impossível.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Armando, deve ter sido um momento único para estes jovens. Para ti desejo-te muitas felicidades e que continues através do desporto a levares as crianças e jovens a aprenderem e a respeitarem esta actividade como algo bastante enriquecedor para os seus futuros.

    ResponderEliminar