terça-feira, 19 de abril de 2011

O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, antecipou-se ao FMI e já mandou cortar 15% nos subsídios do Governo às federações desportivas


O meu amigo Francisco Vieira, no seu blog "Ala de Rei", tem várias vezes publicado alguns posts de karate-do.pt. Agora é a minha vez de retribuir ao publicar aqui o seu post de hoje. Aqui fica a transcrição integral do mesmo, com a devida vénia.

"De acordo, com notícias da Rádio Renascença e do Diário Digital que cita a agência Lusa, as federações desportivas foram chamadas ontem, 2ª feira, à secretaria de Estado do Desporto, para serem informadas do corte de 15% nos apoios financeiros do Governo, com efeito já a partir deste mês de Abril.

A revelação foi feita por Laurentino Dias às federações desportivas durante a reunião levada a efeito no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, segundo revelou à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Só o programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 escapa ao ‘emagrecimento’, não sofrendo qualquer corte governamental.

Quanto aos contratos-programa já estabelecidos, as federações foram informadas de que as reduções estarão dependentes do tipo de verba que recebem, devendo o total ser na ordem dos 31 milhões de euros, um corte médio de 12,9% em relação ao orçamento do ano passado das federações.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, foi um dos presentes no encontro. Numa entrevista ao programa ‘Bola Branca’ da Renascença, Saldanha refere que os cortes vão reflectir-se em tudo. Da formação aos campeonatos profissionais.

Mário Saldanha considera que a notícia dos cortes no apoio do Governo vai colocar em causa o futuro de muitos dos projectos para o desporto português.

Desconhece-se a Federação Portuguesa de Xadrez esteve presente nesta reunião, mas tendo em conta o montante do último subsídio governamental de € 112.000,00, este corte rondará os € 12.600,00 (9/12 daquele subsídio).

Com tanto corte previsto em salários e pensões de reforma no funcionalismo público, ainda me espanto com este corte generoso às federações desportivas.

Parte dos finlandeses considera que se nos derem um braço, para nos ajudar na crise financeira que passamos, nunca mais o largamos. Não sei se é justo generalizar esta análise mas quanto ao desporto sabemos que no dia em que a FPX passou a receber apoios e subsídios do Estado nunca mais quiz outra vida.

E todos nós sabemos que não é só no xadrez!"




Obrigado caro Francisco! Pois é, e todos sabemos que não é só no xadrez...

1 comentário:

  1. O jornal «A Bola» de hoje, na sua última página, afirma que o corte médio será de 12,9 por cento relativamente a 2010.

    ResponderEliminar