quinta-feira, 7 de abril de 2011

Portugal pede ajuda externa... porque não soube gerir a questão interna!


Ficámos a saber ontem que José Sócrates assumiu formalmente o pedido de «assistência financeira». Na segunda-feira passada, de uma reunião dos principais banqueiros no Banco de Portugal, saiu a decisão de não dar mais crédito ao Estado nem adquirir mais dívida pública. Mas ontem, o Correio da Manhã, na sua última página, com o título "Rui Pedro Soares recebeu 1,2 milhões da PT", divulgava a seguinte notícia:


"O ex-administrador da Portugal Telecom (PT) Rui Pedro Soares, que abandonou a empresa na sequência do processo ‘Face Oculta’, recebeu em 2010 cerca de 1,2 milhões de euros resultantes de indemnização e salário até quando desempenhou funções.

O responsável recebeu 648,7 mil euros de indemnização, 104,2 mil euros de remuneração fixa e 459,4 mil euros de prémio anual sobre o exercício de 2009, informa o relatório e contas da PT divulgado esta terça-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fernando Soares Carneiro, também ex-administrador da PT que saiu igualmente no seguimento do processo ‘Face Oculta', recebeu um total de 1,8 milhões de euros: 973 mil euros de indemnização, 175 mil euros por compromisso de não concorrência, 201 mil euros de remuneração fixa e 459,4 mil euros de prémio anual sobre o ano de 2009.

Rui Pedro Soares renunciou ao cargo na empresa a 17 de Fevereiro de 2010, ao passo que Soares Carneiro viria a abandonar a PT cinco dias depois, a 22 de Fevereiro. Os dois administradores abandonaram a empresa após a divulgação de escutas telefónicas no âmbito do processo 'Face Oculta' e de um alegado plano do Governo que envolvia a PT na criação de um grupo de comunicação social."


São estes os "vampiros" de Zeca Afonso: eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada... eles vão-se embora, eles vão-se embora e ainda levam tudo... Quem pagou estas verbas? Os utentes da PT!... Ou seja, nós!...


Estranho país este... onde eu já não estranho ser estranho! Ou mordomias para uns e fome e miséria para outros!


Nota: negritos da nossa responsabilidade.


...

3 comentários:

  1. Lucros da CGD em 2010: 250,6 milhões de euros!

    Lucros do BES em 2010: 510,5 milhões de euros!

    Lucros do Santander Totta em 2010: 434,7 milhões de euros!

    Lucros do Milleniumbcp em 2010: 301,6 milhões de euros!

    Lucros do BPI em 2010: 184,8 milhões de euros!

    Qual o salário dos administradores destes bancos?

    ResponderEliminar
  2. O que é triste é a apatia nacional e o conformismo lusitano. O problema não é do País é das pessoas que o habitam.
    Como povo não temos respeito por nós próprios ao consentirmos e aceitarmos este tipo de coisas. É preciso mudar... é preciso lutar contra e derrubar a corrupção de uma vez por todas fechando as portas aos oportunistas e aos políticos corruptos.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que estes "senhores" são protagonistas daquilo que é uma vergonha nacional. São claramente boys do governo que ocupam cargos por ocupar, recebendo valores escandalosos para a sua competência.

    Porém, o que queria deixar aqui claro é que não sou contra de modo nenhum a que um pessoa ganhe milhões e que outros ganhem 10.000€ por ano. Uma sociedade não se deve basear na igualdade mas sim na equidade. Se uma pessoa trabalhou a vida toda para ter uma grande empresa, expôs-se ao risco ao longo dos anos de investir do seu bolso, criou centenas ou milhares de postos de trabalho (e como tal riqueza para o país), então não merece ganhar milhões?

    Ele não merece ganhar milhões, mas a pessoa que estuda pouco, trabalha pouco, não arriscou, se "encostou" ao estado a vida toda, já merecia receber 2000 ou 3000€?

    Eu sei que não é isto que argumenta no artigo transcrito, mas acho que é um debate interessante e que está actualmente muito em voga.

    ResponderEliminar