quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A atualidade de Gil Vicente - de leitura obrigatória!


Gil Vicente é um autor atual, apesar de ter sido representado pela primeira vez em 1532, como parte de uma peça maior, o seu denominado Auto da Lusitânia.  Nele, um rico mercador chamado "Todo o Mundo" e um pobre homem cujo nome é "Ninguém" encontram-se e põem-se a conversar sobre o que desejam neste mundo. À sua volta, Belzebu e Dinato, dois demónios, vão tecendo e registando os seus comentários.

"Entra Todo o Mundo, rico mercador, e faz que anda buscando alguma cousa que perdeu; e logo após, um homem, vestido como pobre. Este chama-se Ninguém.


                    Ninguém
                    Que andas tu aí buscando?

                    Todo o Mundo
                    Mil cousas ando a buscar:
                    delas não posso achar,
                    porém ando porfiando
                    por quão bom é porfiar.

                    Ninguém
                    Como hás nome, cavaleiro?

                    Todo o Mundo
                    Eu hei nome Todo o Mundo
                    e meu tempo todo inteiro
                    sempre é buscar dinheiro
                    e sempre nisto me fundo.

                    Ninguém
                    Eu hei nome Ninguém,
                    e busco a consciência.

                    Belzebu
                    Esta é boa experiência:
                    Dinato, escreve isto bem.

                    Dinato
                    Que escreverei, companheiro?

                    Belzebu:

                    Que Ninguém busca consciência
                    e Todo o Mundo dinheiro.

                    Ninguém
                    E agora que buscas lá?

                    Todo o Mundo
                    Busco honra muito grande.

                    Ninguém
                    E eu virtude, que Deus mande
                    que tope com ela já.

                    Belzebu
                    Outra adição nos acude:
                    escreve logo aí, a fundo,
                    que busca honra Todo o Mundo
                    e Ninguém busca virtude.

                    Ninguém
                    Buscas outro mor bem qu'esse?

                    Todo o Mundo
                    Busco mais quem me louvasse
                    tudo quanto eu fizesse.

                    Ninguém
                    E eu quem me repreendesse
                    em cada cousa que errasse.

                    Belzebu
                    Escreve mais.

                    Dinato
                    Que tens sabido?

                    Belzebu
                    Que quer em extremo grado
                    Todo o Mundo ser louvado,
                    e Ninguém ser repreendido.

                    Ninguém
                    Buscas mais, amigo meu?

                    Todo o Mundo
                    Busco a vida a quem ma dê.

                    Ninguém
                    A vida não sei que é,
                    a morte conheço eu.

                    Belzebu
                    Escreve lá outra sorte.

                    Dinato
                    Que sorte?

                    Belzebu
                    Muito garrida:
                    Todo o Mundo busca a vida
                    e Ninguém conhece a morte.

                    Todo o Mundo
                    E mais queria o paraíso,
                    sem mo Ninguém estorvar.

                    Ninguém
                    E eu ponho-me a pagar
                    quanto devo para isso.

                    Belzebu
                    Escreve com muito aviso.

                    Dinato
                    Que escreverei?

                    Belzebu
                    Escreve
                    que Todo o Mundo quer paraíso
                    e Ninguém paga o que deve.

                    Todo o Mundo
                    Folgo muito d'enganar,
                    e mentir nasceu comigo.

                    Ninguém
                    Eu sempre verdade digo
                    sem nunca me desviar.

                    Belzebu
                    Ora escreve lá, compadre,
                    não sejas tu preguiçoso.

                    Dinato:
                    Quê?

                    Belzebu:
                    Que Todo o Mundo é mentiroso,
                    E Ninguém diz a verdade.

                    Ninguém
                    Que mais buscas?

                    Todo o Mundo
                    Lisonjear.

                    Ninguém
                    Eu sou todo desengano.

                    Belzebu
                    Escreve, ande lá, mano.

                    Dinato
                    Que me mandas assentar?

                    Belzebu
                    Põe aí mui declarado,
                    não te fique no tinteiro:
                    Todo o Mundo é lisonjeiro,
                    e Ninguém desenganado."

5 comentários:

  1. Na verdade Gil Vicente foi (é) um verdadeiro génio das nossas letras, tudo o que escreveu continua atual. Alguns séculos depois continua a "dizer" verdades que incomodam.
    Se vivesse nos nossos dias teria que escrever 24 horas por dia para denunciar os diversos podres deste mundo às avessas.
    " Ridendo castigat mores", cito de cor, a rir se castigam os costumes, não chegaria, se calhar morria com tanto rir , de tanta malvadez que observaria e não conseguiria descrever.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Na realidade Gil Vicente disse tudo:

    Ninguém busca consciência
    e Todo o Mundo dinheiro.
    Busca honra Todo o Mundo
    e Ninguém busca virtude.

    Como está actual! Todo o Mundo procura poder e projecção e Ninguém procura trabalhar em prol dos outros.

    Reina a mentira, a calúnia, a opressão, a tirania. Querer já não é poder, porque quem pode manda e os outros que se sujeitem! Mas por outro lado também reina a indiferença, o laissez-faire... os que se deixam subjugar. Quando um dia lhes cair em cima o jugo dos tiranos, talvez seja tarde demais para se indignarem.

    Indignemo-nos sim, mas sem apatia.

    Grande abraço
    JA NEVES

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me deste texto na «Selecta Literária» do 4º ou 5º ano dos Liceus.

    Lia-se literatura de autores portugueses que não escreviam livros a metro...

    Aprendiam-se valores, respeito... e agora?

    - Romeiro, quem és tu? - NINGUÉM!

    Ainda bem que trouxeste aqui Gil Vicente - pode ser que quem o ler comece a acordar.

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  4. E é verdade (esqueci-me!):

    Ninguém busca consciência
    e Todo o Mundo dinheiro.

    Aí está a mola impulsionadora de todo o resto.

    ResponderEliminar
  5. Gil Vicente deve andar às voltas na tumba, porque desde o século XVI até agora Todo o Mundo anda à procura de tudo e Ninguém se contenta com o que tem!

    Até eu rimei!

    Grande abraço,
    PC Correia

    ResponderEliminar