terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que sai do lago depois de atirar uma pedra?


"Uma pessoa atira uma pedra para um lago fundo.  Splash.  O som é alto e ressoa à nossa volta.  E o que sai do lago depois disso?  Só podemos olhar para lá e suspender a respiração."

Prof. Ebisuno, in Haruki Murakami, 2011, "1Q84", Alfragide: Casa das Letras, p. 373. 


A Direcção da FNK-P veio solícita, através da circular n.º 1/2012, repudiar pública e veementemente os acontecimentos ocorridos no Campeonato Nacional de Clubes, em Matosinhos, no passado dia 7 de Janeiro.

Mais, deliberou em reunião, no próprio dia, dar conhecimento do sucedido ao Conselho Disciplinar (ou Conselho de Disciplina?).

Mais solícita ainda, e célere, colocou a referida circular no seu site...

Várias questões se levantam aqui! Para quê colocar a circular no site quando ela é dirigida a todas as Associações - e só às Associações? Para quê levantar uma lebre quandos muitos não a podem caçar, pois desconhecem o que se passou porque não assistiram? Lavar a cara?... Tirar o cavalinho da chuva?... Agradar a gregos e a troianos?...

A Direcção parece estar na posse de provas de factos - deu "conhecimento" ao CD -, mas pediu a abertura de algum processo de averiguações ou de algum processo disciplinar?

Vai o CD atuar? Claro que vai... E depois não haverá recurso para o Conselho de Justiça? E para quê? Para ficar tudo na mesma? Tal como nos mostra aquele ofício não datado (convenientemente? estrategicamente?) que lá está no site em «Conselho Disciplinar» há cerca de dois anos a dizer que "Decorre no Conselho Disciplinar dois processos que foram objecto de recurso. Aguarda-se a decisão do Conselho Jurisdicional."... (Ou decorrem?... Não são dois?) Funcionou o Conselho de Justiça anterior? Vai funcionar o atual? Prescreveram os processos?...

É mais fácil atirar-se uma pedra para um lago fundo e só podermos olhar para lá e suspender a respiração...

Afinal, o que sai do lago depois disso?
...

3 comentários:

  1. Sensei Armando:

    Se a carta era para as associações, devia ser enviada só às associações e mais nada!
    Mas quem foram os intervenientes no "sururu"? Se calhar alguns grandes.
    Então há que mostrar que se penaliza quem cometeu a falta mesmo que seja amigo assim como dar razão a quem é prejudicado. Mas se são alguns dos grandes, o melhor é passada a tempestade ficar tudo na mesma.

    Quanto ao site, fui lá e há dois processos. Mas contra quem? Por que motivos? Como já passou esta tempestade, a carta vai ser em breve retirada do site e fica tudo na mesma. Bem com Deus (com D) e com o diabo (com d).

    Um abraço.
    PC Correia

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    O senhor insiste... mas já deveria saber que Portugal tem boas leis, o problema está na sua aplicação.

    Se são aplicadas ou não, isso é outro assunto, pois até podem ser interpretadas de várias maneiras.

    Mas se forem sempre interpretadas por todos da mesma forma, terão de ser aplicadas de igual modo. A solução para agradar a gregos e troianos - e recorro a palavras suas - será arranjar um modo de contornar essas leis.

    Não estaremos perante um facto destes?

    Cordiais saudações.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  3. E vocês a preocuparem-se com isto quando já sabem o que a casa gasta...

    Vai ficar tudo em águas de bacalhau e... amigos como dantes!

    ResponderEliminar