terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A nossa cultura devia ser património mundial da cultura!


A cultura está "além de todos os orçamentos"

e mesmo em tempos de crise justificam-se investimentos nesta área 
porque os eventos culturais "são um bem essencial" para o crescimento do país.

"Os eventos culturais são uma bem essencial para o crescimento,
não apenas em termos espirituais mas também materiais".


Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal, 21 de janeiro de 2012.


O ministério da cultura deveria ter sido substituído por um ministério do desporto... ou o desporto não é cultura? Ou o desporto não é um bem essencial para o crescimento, não apenas em termos espirituais mas também materiais?

Recordo-me do Adérito, um aluno meu há longos anos, a quem certa vez perguntei o nome dos jogadores do Benfica. Disse-me os onze, o nome dos que normalmente estavam no banco e ainda mais os da equipa das reservas. Perguntei-lhe o nome das ilhas dos Açores e respondeu-me: - S. Miguel, S. Jorge... e quando sugeri a Terceira logo de imediato acrescentou "a segunda e a primeira". Quando lhe perguntei qual o principal monumento de Guimarães (hoje capital europeia da cultura) e lhe disse que era um castelo atirou de repente: castelo branco!

O Adérito era culto! Possuía cultura. Não uma cultura de coisas que nunca tinha visitado, mas uma cultura sobre coisas que conhecia, pois para além de militar nos infantis ou juvenis do Benfica, ia assistir a todos os treinos dos seniores. Até tinha uma camisola que lhe tinha sido oferecida pelo Valdo...

A nossa cultura devia ser património mundial da cultura!

2 comentários:

  1. Não é a cultura aquilo que nos fica depois de esquecermos o desnecessário? A custura das pessoas difere consoante a sua educação e o seu ambiente familiar socio-económico.

    Claro que o Adérito era um miúdo culto - à sua maneira! Tal como Passos Coelho é um 1º ministro culto (à sua maneira!) - acaba com o ministério da cultura mas apressa-se a inaugurar a capital europeia da cultura; para ele a cultura está para além dos orçamentos, mas o desporto não - então o desporto não é cultura?

    Abraço
    JA NEVES

    ResponderEliminar
  2. Portugal é a Grécia da Peninsula Ibérica!

    ResponderEliminar