As fotos vencedoras nas várias categorias do World Press Photo são sempre amplamente divulgadas... Os segundos lugares, tal como no desporto, por vezes ficam na penumbra, quase sempre sem nada deverem aos primeiros. Aqui ficam dois exemplos, em People in the New Singles e em Sports Singles.
Tomasz Lazar, 21 October 2011.
Arrest of protesters in Harlem, New York, during a demonstration against police tactics and income inequality.
Por acaso fui ver as fotos que ganharam. A "pietá" de Michelangelo é assunto mais que batido, pois em 1997 ganhou uma foto semelhante. Este 2º lugar pode-se comparar a uma imagem do "scream". Note-se o protesto e a violência policial. Repare-se no enquadramento entre os emblemas da polícia e a manifestante. Belo!
ResponderEliminarA imagem do desporto fez-me recordar a foto dos marines americanos a levantarem a bandeira em Iwo Jima.
Concordo com o Sensei Armando - por vezes os segundos em nada ficam a dever aos primeiros - pois muitas vezes só é necessário estar no lugar certo na hora certa.
Grande abraço
Pedro Correia
Caro Armando:
ResponderEliminarVerdade, verdadinha, estes dois segundos lugares mostram muita força, muita garra.
No primeiro, a força de alguém que vencido, mesmo sujugado, continua a mostrar que não se deixa submeter defendendo os seus ideais. A "violência ilegal" não consegue ser calada pela "violência legal".
No segundo exemplo, emerge a determinação do jogador que consegue elevar-se acima do lodaçal humano ao mesmo tempo que do lodaçal do campo.
Dois bons exemplos.
Cumprimentos.