quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cronograma do sistema de certificação dos Treinadores

Enquanto aguardamos que seja disponibilzada na net a plataforma para cada Treinador pedir individualmente ao IDP a sua Cédula de Treinador de Desporto, aqui fica o cronograma até Dezembro deste ano do que compete ao IDP e à FNK-P.

Fonte: IDP

Como se verifica, compete à FNK-P a proposta da correspondência dos graus de treinadores (TM-TGI, TNI-TGII, TNII-TGIII e TNIII-TGIV), a qual já foi efectuada, e até ao final de Dezembro definir os conteúdos específicos da modalidade assim como incluir nos regulamentos mecanismos de fiscalização.

Parece no entanto que até ao final deste ano a FNK-P ainda poderá realizar cursos nos moldes anteriores, sendo certo que os novos modelos de formação terão 40, 60, 90 e 135 horas de formação geral e a mesma carga horária de formação específica (logo, a multiplicar por 2 em cada curso), havendo para o GI um Estágio de 600 horas supervisionado, para o GII 800 horas, 1100 horas para o GIII e 1500 horas supervisionadas para o GIV.


A Cédula de Treinador de Desporto terá uma validade de 5 anos, os GI terão de fazer uma formação todos os anos de 12,5 horas, os GII de 15 horas, os GIII e os GIV de 20 horas (carga horária anual durante cada um desses cinco anos...).


Que tipo de formação? Quem a ministrará? Quem irá supervisionar as horas de estágio? Custos de toda esta formação? Perguntas às quais ainda não encontrei resposta...


Mas no entanto, o «Expresso» na sua edição on-line de 27 de Janeiro deste ano noticiava através da Lusa que "O Orçamento de Estado para 2010 contribui com apenas 16,5 milhões de euros para o Instituto do Desporto de Portugal, sendo a restante verba proveniente dos Jogos Sociais e de receitas próprias do organismo." Também foi afirmado no Fórum de Treinadores que a tutela tinha garantido que haveria verba para a supervisão pedagógica... Como será no Orçamento de Estado para 2011?


Não será o Treinador de Karaté um especimen em vias de extinção?



1 comentário:

  1. A questão é que, sendo o Treinador de Karaté uma espécie em vias de extinção como dizes, não será o mesmo que dizer que o karaté em Portugal está em vias de extinção? Quem trouxe o karaté nacional até onde está hoje? Quem construiu a imagem actual do karaté? Esta modalidade é recomendada para as crianças com dificuldades de coordenação pela classe médica pelas suas virtudes neste campo - quem divulgou esta e as outras qualidades do Karaté?

    ResponderEliminar