sexta-feira, 4 de junho de 2010

I have a dream, but I'm not the only one...

Não é difícil juntarmos Martin Luther King e John Lennon... difícil é separá-los!

Principalmente quando temos um sonho e sabemos que outros há que também têm o mesmo sonho... Termos um sonho é sermos sonhadores, é acreditarmos!

E esse sonho passa por não perdermos a capacidade de nos indignarmos e não nos resignarmos à indiferença. Esse sonho passa pela capacidade de sermos activos actuando, de vivermos vivendo em pleno, de sentirmos sentindo com todos os poros, de progredirmos.

Há duas formas de dizer – falar e estar calado”, como disse Fernando Pessoa na pele de Álvaro de Campos. Tenho optado pela segunda para dar asas a esse sonho...

Um sonho que passa por não prescindir de uma verticalidade, de uma dignidade, pois parece que a moral e a ética já não existem nos meandros do Karaté tais são as necessidades de evidência, de projecção, tais são as lutas pelo poder, ou então no seu seio passaram muitos a sentir-se bem, a viver qualitativamente com a falta dessa moral e dessa ética.

Ao ser confrontado com a inscrição para o Fórum Nacional de Treinadores, constatei no mesmo o logótipo da Associação Nacional de Treinadores de Karaté... Um Fórum que pela primeira vez tem uma taxa de inscrição (10€), coisa que nunca aconteceu nos anteriores...

Mas já antes me tinha deparado no site da nossa Federação com o anúncio de uma reunião da FNK-P e da ANTK com a tutela sobre o Regime Jurídico da Formação de Treinadores... fiquei admirado mas deixei passar.

Ora, se recorrermos à página da net da ANTK – único meio de estarmos informados da sua actividade – verificamos que a sua última Assembleia-Geral foi realizada a 15 de Novembro de 2003.

Consta da Ordem de Trabalhos da mesma a eleição dos corpos gerentes para o “próximo triénio”, ou seja, 04/05, 05/06 e 06/07. Tanto quanto sei (ou julgo saber) mais nenhuma AG se realizou e os associados deixaram de pagar quotas há bastante tempo... Eu também paguei quotas... Logo, a ANTK neste momento não existe! Então qual o motivo do aparecimento agora do seu logo?

Tem (tinha!) a ANTK nos seus órgãos gerentes ilustres karatetecas, insignes mestres, grandes treinadores e óptimos formadores: Abel Figueiredo, Joaquim Gonçalves, Paulo Almeida, Joaquim Costa, José Patrão, Carlos Maurício Costa, Raúl Cerveira, Carlos Silva e António Ramalho.

Mas em termos de operacionalidade, o que tem feito (o que fez? o que faz?) a ANTK? Não estou contra a ANTK (não posso estar contra uma coisa que não existe!), sou a favor de uma ANTK, mas de uma ANTK dinâmica, viva, activa, que represente e defenda os interesses dos treinadores – de todos os treinadores. Sempre defendi, sempre tive o sonho, que deveria ser a ANTK a assumir, em parceria com a FNK-P, a formação de treinadores... e deveria ser ela a assumir e a conduzir o processo de eleição dos delgados dos treinadores para a AG da FNK-P...

Por quê o ressurgir deste logo, de uma Associação que já não sei se moribunda (nas próprias palavras do Prof. Dr. Abel Figueiredo proferidas há algum tempo atrás) se cadáver?

Já aqui apresentei a importância da existência do treinador: se a Federação existe, não é por causa dos competidores ou dos praticantes, mas sim do labor dos seus treinadores, que os ensinam, os treinam e os preparam. Se a Federação existe não é por causa dos juízes e árbitros – funcionários da Federação – que ajuízam nas provas aqueles que são propostos e apresentados pelos treinadores nas competições. Se as selecções existem, devem-se ao trabalho dos seleccionadores regionais e do seleccionador nacional todos eles treinadores. Logo, a razão de ser da Federação são os próprios treinadores. Mais uma razão para a existência de uma real (real mas não monárquica!) Associação de Treinadores!

Mas tenho de regressar de novo a Luther King: “o que mais me preocupa não é nem o grupo dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons, dos honestos.” E na antiga ANTK, não só nos seus dirigentes mas também nos seus associados, há muitos “bons” e muitos “honestos”, mas remeteram-se ao silêncio. Muitos treinadores desinteressaram-se e ficaram (continuam!) calados. Então haja a coragem de erguer a voz, de renovar, de reactivar e pôr a funcionar a ANTK!

You may say I’m a dreamer…

Mas como disse Fernando Pessoa no seu Livro do Desassossego, “alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também.

Se estamos entre os primeiros, não faltemos a esse sonho!

Se estamos entre os segundos, ignoremos tudo o que acima foi escrito e desculpem-me o incómodo!
...

2 comentários:

  1. Caro Armando !
    Confirma-se que alguma coisa te preocupava, alguma coisa se atravessava no teu sonho, algo estava (está mal). Será que este país já não é para homens justos?
    Será que neste país a maioria dos que têm razão perdeu a fala ?
    Será que têm medo ?
    E, por que se calam ?

    Segue-se o caminho mais fácil. Compra-se a verdade na loja da mentira e vende-se numa embalagem sem conteúdo e sem nexo.
    Este país não é para quem quer a verdade ?
    Para que serve um país sem razão, sem sonhos sem verdade.
    E para os karatecas de que servem os princípios do Dojo Kuhn. A verdade dos princípios está não naquilo que se diz mas no que se faz. dizer umas coisas e fazer outras , em português são e escorreito tem um nome.
    Não abdiques dos sonhos !
    Não abdiques da razão !
    Não abdiques de ter voz !
    Grande abraço,

    luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Sr Prof Armando Inocentes,
    o Sr foi meu Prof no ultimo curso de treinador monitor nivel I e admirei muito o seu modulo. Revejo-me no seu texto até porque desconhecia que havia uma Associação de treinadores face á sua inoperacionabilidde. Sou novo nestas andanças mas estarei neste ramo (se DEus quiser) por muitos anos, e necessário uma associação de treinadores por-activa, dinamica e presente. Comecei a minha carreira como treinador do Clube Millennium bcp (Associado á AKS) e espero que a "força " e união dos treinadores seja no futuro uma força e não só um nome.
    um abraço e espero ve-lo quando fizer o curso de nivel 2.
    Ricardo Lopes

    ResponderEliminar