sexta-feira, 25 de março de 2011

E de como um rato pariu uma montanha...

Anteontem, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulou a pena de suspensão a Carlos Queiroz, considerando que o mesmo não tinha tido intenção de perturbar o controlo anti-doping realizado à selecção nacional em Maio de 2010 durante o estágio para o campeonato mundial da África do Sul, na Covilhã.

Recordamo-nos que o ocorrido só muito mais tarde veio a lume e através do Secretário de Estado do Desporto, tendo sido a suspensão de seis meses aplicada a Queiroz pela Autoridade Antidopagem de Portugal.

O jornal «Record» de ontem (página 18) salienta que num comunicado da mesma, presidida por Luís Horta, se afirma que “para esta conclusão contribuiu, decisivamente, o facto de os testemunhos de dois médicos da FPF, em Lausana, terem apresentado contradições com o que tinham afirmado no processo decorrido em Portugal por não confirmarem declarações anteriormente feitas e por terem procedido a diversas alterações dos factos então relatados”.

Pois é... primeiro os factos são uns, depois os factos são outros (tal como muitas vezes acontece no karaté)!

Rui Santos, na mesma edição (página 2) afirma que “um organismo tutelado pelo Estado não observou, com rigor, aquilo que estava sob escrutínio, decidindo em causa própria e sem condições «ab initio» para se colocar acima de quaisquer interesses pessoais e corporativistas” tal como já vai sendo hábito no nosso país... seja qual for a modalidade!

E a seguir realça que “este é um bom «caso de estudo» para se perceber como podem ser atropelados, sem dó nem piedade, os direitos de qualquer cidadão”, havendo muitos outros bons e belos «casos de estudo» que poderíamos evocar noutras modalidades – até no karaté (como exemplo, por que motivo pediu o seleccionador nacional a sua demissão e a Direcção da FNK-P não lha deu? Porque motivo não houve Cursos de Treinadores durante quase todo o 2010 e de repente eles aí estão todos - ou quase -?).

Rui Santos a terminar salienta ainda que “o que é grave é que pessoas supostamente responsáveis como deveriam ser o secretário de Estado do Desporto, o presidente do IND, o presidente da AdoP e a Direcção da FPF, montados em cima dos poderes que manobram o futebol português, viciado na sua falta de independência e contando com sectores da comunicação social ao serviço de interesses nunca confessados, aceitaram tudo misturar apenas porque decidiram que tinha chegado a hora de apear o seleccionador nacional. Ironia ou não, a queda das máscaras coincide com a queda do Governo.

Também onde já vimos isto? Talvez num sítio onde os montados em cima dos poderes que manobram o karaté, viciado na sua falta de independência, aceitaram tudo misturar apenas porque decidiram que tinha chegado a hora de apear um determinado formador do Departamento de Formação da FNK-P...

De vez em quando, neste país o rato consegue parir uma montanha...
...

4 comentários:

  1. Caro Armando !
    Tudo isto é muito triste, sobretudo "os saneamentos" de quem não se conforma , nem abdica de pensar e fazer diferente .
    Os ratos deste país, infelizmente, vão parindo muitas montanhas de asneiras, quer no desporto quer na política e quem paga são quase sempre os mesmos.
    já era tempo de lhes pedir contas. Será isso possível ?

    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    Como diz o Luís Sérgio, quem não se conforma , nem abdica de pensar e fazer diferente é "saneado".

    Enquanto esteve à frente da formação da federação vimos os treinadores serem respeitados, terem as notas dos cursos cá fora a tempo e horas, vimos a formação em todo o país, vimos pela 1ª vez um congresso de treinadores de karaté, vimos a federação publicar dois livros, vimos cursos desde o TM ao TNIII...

    Agora constato que o Dr. Armando nem sequer dá o módulo de Sociologia do Desporto no TNII, que penso ter sido seu desde o início.

    Não se preocupe! Esqueça! Continue na senda da verdade e da ética (não é uma das suas especialidades?) mas continue a denunciar.

    Foi saneado? Foi, mas saíu pela porta grande! Como dizia noutro post, a verdade gera o ódio. Por isso foi saneado, mas atrás de si virá quem de si bom fará, como diz o portuguesinho! Aliás, já se está a ver - cadê as notas dos cursos?

    Pergunta o Luís Sérgio se não é tempo de pedir contas. É, mas esbarramos em duas coisas: esbarramos no poder e esbarramos em estar cada treinador no seu dojo e na sua associação. Como tem demonstrado, não temos uma estrutura que nos defenda ou represente. Há quem divida para reinar...

    Um abraço aos dois!

    JA Neves

    ResponderEliminar
  3. Grande admiração neste país!
    O Queiroz foi saneado porque entendia que fazerem um controle às 7 ou às nove era a mesma coisa - os jogadores podiam dormir mais um pouco, pois como dizia o tipo do peso "de manhã, na caminha é que é bom".
    O Armando foi saneado porque pôs a boca no trombone e bateu com a porta.
    A diferença é que o Queiroz não apresentou resultados na África do Sul, mas o Armando apresentou resultados no departamento de formação.
    Mandem mas é os gajos à fava. Eles nem merecem estas linhas. Por mim, ainda não fizeram nada, pois tenho de ser eu a fazer senão...

    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  4. Ai o seleccionador nacional quis demitir-se? Pudera! Será que tiveram de fazer os cursos de treinador para entrar dinheiro para a selecção ir lá fora?

    Pois é, é pena tanto secretismo nesta dirigência dos meandros do nosso karaté.

    Pedro Asso Correia

    ResponderEliminar