sábado, 12 de março de 2011

Inevitável... a caminho do 8º Estágio com o Sensei Onaga!

Seria inevitável colocar hoje, aqui, esta foto. Representa um grupo de praticantes de Goju-Ryu que começaram a dar os primeiros passos comigo há... 13... 15... 18... 20 anos! Alguns tinham 6 ou 7 anos quando vestiram um gi pela primeira vez! Outros eram um bocadinho mais velhos. Mas estes são os resistentes...


Estes "resistentes" encontraram-se hoje de manhã para, treinando em conjunto, iniciarem um caminho em direcção ao 8º Estágio que o Sensei Onaga irá dirigir em Portugal já no próximo fim de semana. Iniciou-se hoje esse Estágio, mesmo ainda sem a presença desse grande Mestre - grande em termos de conhecimentos, em termos pedagógicos, em termos técnicos, na maneira desprendida de comunicar e transmitir o que sabe, na maneira afável mas recta como se relaciona com os praticantes...

Alguns irão ser mais uma vez examinados e tentar passar ao patamar seguinte... São poucos, é verdade, mas temos trabalhado em prol da qualidade e em detrimento da quantidade. São estes que futuramente irão ter a responsabilidade de passarem os seus conhecimentos aos mais novos que agora se iniciam...

Em Dezembro próximo poderei dizer "conheço o Sensei Onaga há trinta anos", os presentes na foto poderão dizer que o conhecem há onze, doze, treze anos! Muito devemos a este Mestre! O tempo não perdoa... e a responsabilidade de todos os que nesta foto se encontram aumenta directa e proporcionalmente em relação a esse tempo!

Amanhã estaremos todos no 2º Torneio da Kaizen.


4 comentários:

  1. Ainda falto aí eu..., que já te aturo há mais de 25 anos!!! É preciso mesmo gostar de... karate!!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem, nunca comentei neste blog porque sempre achei que a qualidade dos meus comentários iriam diminuir substancialmente face aos restantes...
    Mas eis que surge um post que eu posso comentar sem que a qualidade deste pequeno texto seja ofuscada por outros mais (quiçá) sábios!
    Já treino há mais de 10 anos (sim, com algumas "paragens" pelo meio) e lembro-me perfeitamente dos treinos de cinto amarelo: a brincadeira primeiro, o treino sério depois. É claro que, com o passar dos anos, estas duas componentes alteraram o seu lugar (apesar de, de vez em quando, ainda há brincadeira quando não devia, mas não fará isso também parte do treino num todo?).
    Além de ter o enorme privilégio de treinar com o Sensei Armando Inocentes desde uma tenra idade [ 0=) ] e aprender bastante (até porque o karate não é apenas um desporto, nem um hobbie, é também na sua totalidade uma lição de vida), tive também a oportunidade de crescer e aprender com as pessoas com as quais partilho a fotografia (como alguns gostam de me lembrar, conhecem-me desde que eu tinha menos de um metro de altura).
    Todos estes anos têm sido como uma aventura, e apesar de não ter partilhado tanto ou treinado o máximo que podia, somos um grupo :)
    E tenho que agradecer a todos, mas especialmente...
    Domo arigato gozaimashita, Sensei!

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando !
    Os "resistentes" como lhe chamas têm ar sério e marcial, pois se trabalham no duro há vários anos e ainda resistem é por que são mesmo bons. É esta a grande vantagem das artes marciais : Mestres e alunos
    seguem juntos uma vida, noutros campos da educação a maior parte desaparece sem deixar rasto. São poucos os laços, mas enorme a alegria quando ao fim de muitos anos descobrimos alguns que nos marcaram.

    Boa sorte para o vosso estágio !
    OSS!

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  4. De facto, vesti a primeira vez um gi em Setembro de 1992, tinha eu 12 anos. Agora, passados 19, sem nunca ter tido outro mestre (claro, sem desprestigio para os outros mestres com quem estagiei, como é o caso do Sensei Onaga que tanto nos honra com os seus treinos e ensinamentos) posso dizer que, e usando as próprias palavras que dirige ao Sensei Onaga, o Sensei Armando também é um grande homem e um grande pedagogo. Tal como o Goju Ryu, é de um carácter forte, inabalável nas suas convicções e firme nos próprios exemplos que traz da sua vida para o Karate (ou será ao contrário?), mas ao mesmo tempo é flexível e humilde na forma de relacionamento com os seus (...alunos, iguais ou superiores). Grande parte da minha personalidade, modo de encarar a vida e relacionamentos com os outros, foi moldada por esta arte, transmitida pela sua voz ao longo dos anos nas centenas de treinos.
    Espero que este grupo se mantenha unido, e me honre sempre com a sua companhia, partilhando o suor e as dores do treino, mas também os risos e as vitórias (sejam estas quais e onde forem).

    Domo arigato gozaimashita,
    Rui Rafael Loureiro

    ResponderEliminar