terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O desporto vai fazer elevar os níveis de matemática...


No desporto, principalmente no futebol, tudo é quantificável... logo, há que estudar matemática para perceber de desporto!

Porto (64%), Guimarães (64%), Braga (63%) e Marítimo (60%) possuem a maior percentagem de jogadores não europeus. Segue-se o Inter de Milão com 59%. Os plantéis do Porto e do Benfica possuem 76% de estrangeiros - estes imigraram...

O Estudo Demográfico anual do Observatório do Futebol, sediado na Suiça, conclui que Portugal exporta futebolistas mas não aproveita os jovens provenientes da formação - recordam-se da "geração coragem"? - e apenas 8,3% dos futebolistas da Liga representaram os seus clubes entre os 15 e os 21 anos. A Liga portuguesa é a segunda na Europa com mais estrangeiros - 225 em 408 jogadores - só com o Chipre à sua frente. As transferências dão muito dinheiro... aos clubes! Na formação investe-se muito dinheiro... sem resultados imediatos.

Totti, avançado da AS Roma, passou a ser o jogador com maior número de golos pelo mesmo clube na história do campeonato italiano de futebol. Aos 35 anos, Totti bateu um recorde de 56 anos - pois nunca foi transferido de clube! Já agora, foram 211 golos...

João Veríssimo, após frequentar o curso de arbitragem de nível I da associação de Futebol de Santarém, concluído em Novembro de 2011, tornou-se no sábado o mais jovem árbitro português a apitar num encontro oficial aos 13 anos de idade...

A holandesa Laura Dekker, que tanta celeuma levantou no início (tinha apenas 14 anos), acabou por terminar a volta ao mundo em solitário aos 16 anos, batendo o anterior recorde da australiana Jessica Watson. No entanto não verá o seu nome figurar no Guiness dado este não reconhecer marcas alcançadas por menores...

E assim vai o mundo, ou antes, a matemática no mundo do desporto!


3 comentários:

  1. A estatística permite-nos quantificar tudo, até no desporto. Logo, tudo é quantificável no desporto!

    Mas por que não se quantifica a formação de jovens jogadores? Por que não se quantifica quanto recebe o árbitro de 13 anos por jogo? Por que não se quantifica quanto gastou a jovem velejadora ou quanto recebeu dos sponsors?

    Abraço
    JA NEVES

    ResponderEliminar
  2. Claro que os nossos alunos vão ser melhores a matemática para melhor compreenderem o desporto!

    Só é pena não serem melhores a desporto para melhor compreenderem a matemática.

    Força Armando! Nenhum dos nossos alunos será como o Totti: eles hão-de emigrar, mesmo sem conselhos...

    ResponderEliminar
  3. No entanto, como disse Einstein, nem tudo o que conta é contável e nem tudo o que é contável conta...

    Repare-se que no futebol até se discute o jogador com o cartão vermelho mais rápido do mundo - com este título há muitos, mas os tempos são diferentes: Lee Todd - 2 segundos - e Vinnie Jones - 3 segundos - parecem estar à frente de todos!

    Neste mesmo desporto já vimos um jogador japônes levar um cartão vermelho com apenas 5 segundos de jogo...

    Na vitória do Atlético Mineiro (3-0) sobre o Cruzeiro, aos 7 segundos José Carlos deu uma cotovelada em Renan do Cruzeiro, em julho de 2009 e foi expulso.

    Na Inglaterra, o guarda-redes Preston Edwards da equipa Ebbsfleet United viu o cartão vermelho aos 10 segundos de jogo, em novembro de 2011.

    Todos reclamam para si o record - provavelmente o record de uma jogada estúpida ou de uma agressão bárbara. Mas o que interessa isso para o desporto? São números, sim, mas irrelevantes!

    ResponderEliminar