domingo, 26 de fevereiro de 2012

É a economia, estúpido! É o desporto, estúpido! Algumas propostas...





"O desporto assenta num modelo pentadimensional,
baseado no movimento, no jogo, na agonística, na institucionalização e no projecto."

Gustavo Pires

A 19 do corrente o «Correio da Manhã» (1) noticiava sob o título "Agarra que é lebre" que a Federação Portuguesa de Galgueiros tinha organizado a sua primeira prova: "A Ota recebeu o I Open de Portugal, uma largada de lebres vivas perseguidas por galgos. Um desporto para estômagos fortes."

Tanto quanto sabemos ainda não existe a "federação portuguesa de lebres" (2). Se a corrida de galgos é considerada desporto - são os galgos que competem, embora os galgos não devam estar representados na assembleia geral da sua federação, já que a federação é de galgueiros - a corrida de lebres também terá de ser consideradada desporto.

Vamos lá organizar a dita federação... Ou as lebres não merecem?... Não devem possuir velocidade e destreza?

Já que na foto de João Cortesão, acima, que acompanha esta notícia, podemos ler em legenda «velocidade e destreza são requisitos obrigatórios para os galgos que competem»...

Esta semana veio de novo a lume nos meios de comunicação social que a dança desportiva pretendia fazer parte dos Jogos Olímpicos. Temos uma Federação Portuguesa de Dança Desportiva e saudamos o facto do seu Presidente, Alberto Rodrigues, ter sido convidado pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude para ocupar o cargo de Embaixador para a Ética no Desporto por um período de quatro anos - de 2012 a 2016 (3). A apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto e das ações a desenvolver nesse âmbito decorrerá no próximo dia 27, pelas 18h, no auditório do Teatro Camões (4) .

A dança desportiva é uma modalidade competitiva da dança de salão. Três entidades regem esta modalidade a nível mundial: a Federação Internacional de Dança Desportiva (IDSF, na sigla em inglês), o Conselho Mundial de Dança (WDC) e o Conselho Internacional de Dança Desportiva Profissional (IPDSC). É um desporto reconhecido pelo COI e tem como ponto mais alto os Jogos Mundiais, onde os eventos disputados são o Clássico, o Rock and Roll e a Dança Latina (5) .

Em 2008, um grupo de americanas, dançarinas do varão, em Salt Lake City (Utah, EUA) montaram um abaixo assinado para que a dança se torne uma modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres (6) .


Propomos que a capoeira e o kuduro também sejam modalidades olímpicas... e que façam parte do programa dos Jogos Olímpicos. O karate-dō (空手道), o hóquei em patins, a esgrima lusitana (jogo do pau)  e o golfe poderão esperar...

Em Setembro do ano passado, Blatter pediu ajuda para "olimpizar" o futebol de areia. Já agora, por que não também "olimpizar" a fórmula um, o xadrez, as damas, as copas e a sueca, ou as justas e os torneios medievais que se vão reproduzindo em várias cidades de Portugal e também além fronteiras? Não foram estes últimos as primeiras provas desportivas formais?

(Fotos: Armando Inocentes, 2011, Castro Marim)

Ou ainda os matraquilhos... são ou não desporto? Em caso afirmativo, para os Jogos Olímpicos já!!

(Foto: Armando Inocentes, 2011, Vila Real de St.º António)

O desporto pode revitalizar a economia? Pode, desde que bem gerido! O desporto pode criar postos de trabalho? Pode, desde que haja vontade para isso! O desporto pode tirar-nos da crise? Talvez... O desporto envolve grandes verbas mas só é rentável para alguns... Como disse Bill Clinton, "É a economia, estúpido!" - mas poderemos dizer também "É o desporto, estúpido!". 

2 comentários:

  1. Sensei Armando:

    Tudo o que mexer e puder dar dinheiro a alguém poderá ser considerado desporto!

    Um abraço.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Armando:

    Nem o desporto nem a moral escapam à economia!

    Infelizmente estamos sujeitos a isso!

    Um abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar