quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A escolha dos treinadores - a opinião do Prof. Dr. Sidónio Serpa


"Os dois critérios com que a opinião pública tende a avaliar os treinadores desportivos, especialmente os do futebol que são mais mediáticos, parecem ser os resultados das suas equipas e a carga emocional das suas manifestações.
(...)
Os comentários do homem da rua revelam como se acredita que um jogador raçudo, uma vez treinador, pode transmitir raça à equipa que orienta, bem como um técnico que não grita e gesticula não serve para motivar os jogadores.
(...)
O que acho interessante do ponto de vista da análise psicossocial, mas perigoso quanto à eficácia da gestão das organizações desportivas, é o facto de muitos dirigentes no domínio do desporto de rendimento, por vezes em zonas altamente profissionalizadas, não se diferenciarem dos adeptos quanto aos fundamentos dos processos de análise e decisão na contratação de altos quadros - que actualmente constituem os treinadores - os quais vão gerir do ponto de vista técnico e humano os jogadores cuja produção tem importante impacto desportivo e económino."

Sidónio Serpa in «A Bola», 21.02.2012, p. 39


Na realidade sempre se teve a ideia que um bom competidor seria um bom treinador...

Na realidade as federações pouca ou nenhuma formação fazem para dirigentes desportivos... ou acerca da gestão das organizações desportivas...

1 comentário:

  1. Na mouche Prof. Sidónio Serpa!!! Há dirigentes que não se diferenciam dos adeptos porque são adeptos e não dirigentes!

    ResponderEliminar