terça-feira, 29 de maio de 2012

Ética no desporto... (IV)

(foto: Armando Inocentes)

Vou tentar elucidar os meus caros leitores sobre o que tem o último post a ver com este tema...

O filósofo Carlo Levy, reclama que "os homens constroem muitos muros, e poucas pontes". Parece que estamos em presença de um caso destes...

O Decreto-Lei n.º 248-A/2008, de 31 de Dezembro - Regime de Acesso e Exercício da Actividade de Treinador de Desporto -, no seu Artigo 13º (sobre fiscalização e taxas) exprime logo no ponto 1 que "sem prejuízo da competência atribuída por lei às entidades competentes, as federações desportivas titulares do estatuto de utilidade pública desportiva devem fiscalizar o cumprimento do presente decreto-lei relativamente às respectivas modalidades desportivas."


Ora, o Regime Jurídico das Federações Desportivas, Decreto-Lei n.º 248-B/2008, da mesma data, no seu Artigo 41º (sobre as direcções das federações) plasma no seu ponto 2 que compete à direcção administrar a federação, incumbindo-lhe, designadamente, logo na sua alínea a), "aprovar os regulamentos". Logo, algo que não necessita de uma Assembleia Geral.

Por sua vez, o regulamento que fixasse as fiscalizações acima referidas há muito deveria ter sido aprovado e publicitado na respectiva página oficial da federação (salvo erro, até dezembro de 2010), tal como os respetivos procedimentos. 

Curiosamente recebemos um ofício da FNK-P, datado de 21 de maio do corrente ano, onde se exprime que fica claro que a FNK-P, não pactuará, em nenhum momento, com o desenvolver de qualquer exercício de treino por aqueles que não estejam na posse da CTD-K e estimula os seus Associados e respetivos clubes a que, conjuntamente, assumam o mesmo princípio e nos auxiliem na deteção dos eventuais casos. Esta é uma intervenção que reforça a defesa dos nossos pares e de todos aqueles que sempre estiveram dentro do processo formativo.E termina afirmando  que "está em causa a credibilidade da nossa modalidade.Completamente de acordo mas...

... parece que não nos compete (pelo menos a nós, aos treinadores) nem detetar nem denunciar esses eventuais casos. E a sustentação desta tese é simples: no site da federação existe uma listagem nominal de todos os árbitros (aqui), no site da Associação de Karaté dos Açores existe uma listagem de todos os seus treinadores (aqui), logo nada mais fácil, para todos saberem quem são os treinadores devidamente certificados - pais, prováveis praticantes, praticantes atuais e até público em geral - do que elaborar e publicar a respetiva listagem nominal de treinadores...

O que tem isto a ver com o post anterior? Parafraseando Nunes Martins,  ignorem, sentem-se os treinadores credenciados e esperarem que isto passe, e, na verdade, vamos correr de forma clara, decisiva e fatal em direcção ao centro da desgraça.

 





12 comentários:

  1. Ora aí está! Temos duas soluções - ou denunciamos, quando deveria haver uma comissão para fiscalizar tal - ou ignoramos e tudo bem como dantes!

    Mas logo haverá aqueles "certificados" que terão o seu nome à frente do dojo com um cinturãozeco castanho a dar os treinos - solução para dar a volta ao texto! Mais uma vez, tudo como dantes!

    Onde era o quartel general? Não era em Abrantes?

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando:

    Isto é sempre assim num país democrático: nós temos de substituir as entidades competentes para que o serviço delas apareça bem feito!

    Abraço.
    José Brás

    ResponderEliminar
  3. Sensei Armando

    Deixo aqui uma minuta para tornar o trabalho de todos mais fácil:

    Exm.º Sr. Presidente da FNK-P
    Eu, fulano de tal, tornado "Bufo" pelo ofício de 22 de Maio de 2012, venho por este meio comunicar a V.ª Ex.ª, delatando a situação, que cicrano de tal, treinador da associação olhos-em-bico-kai, ministrando treinos no dojo/ginásio/clube de Carcanhóis de Cima, às 2as, 4as e 6as, das 19.00 às 20.30, sito na rua de Cima, n.º 30 e 10, na localidade de Baixo, se encontra a exercer a atividade de treinador de desporto sem possuir a respectiva cédula de treinador de desporto.
    Aguardando que proceda às diligências necessárias, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

    Ass.: Fulano de tal.

    Pronto, assim é mais fácil para todos, é só copy/paste e colocar os dados certos.

    Mas agora pergunto: também querem que eu vá verificar se o dojo/ginásio/clube de Carcanhóis de Cima possui as condições necessárias para o treino poder ser ministrado nesse espaço? É que se for necessário, pelo menos posso chibar mais uma vez!

    Um abraço.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  4. Lo que es lamentable es que los colegas se ven obligados a reportar sus colegas ...
    ¿Dónde está la democracia y la justicia?

    ResponderEliminar
  5. Pois o método parece bastante dúbio.
    Se por um lado é legítimo que quem fez os seus cursos, tem as suas habilitações e está legalizado merece não ter a concorrência ilegal dos curiosos, dos oportunistas, por outro lado estes não têm de se tornar em delatores.
    Os responsáveis é que deverão assumir a responsabilidade de fiscalizarem o que está bem e o que está mal.

    Será necessária uma ASAE para o desporto?

    Cumprimentos a todos.
    Luísa Costa

    ResponderEliminar
  6. Talvez a solução ideal passasse por fazer uma campanha de informação junto dos ginásios, colectividades desportivas, creches, atl's e outras associações de modo a que estas soubessem que modalidades/desportos são obrigados pelo IDP a apresentar monitores devidamente formados, de forma a que estas requisitassem aos monitores que propõe a organização de qualquer prática desportiva as respectivas credenciais.
    Sinceramente, este país já está mau como está para simplesmente continuarmos a atirar pedras a tudo e todos e esperar que apareça sempre uma instituição qualquer (ASAE, IDP, FNKP...) para "limpar o rabinho" e fazer o trabalho de casa que os Pais e Educadores deveriam fazer.

    Just my two cents...

    Maria Camarão

    ResponderEliminar
  7. Sensei Armando:

    FANTÁSTICO! A FNK-P ao anunciar ontem o alargamento do prazo para pedido das Cédulas de Treinadores de Desporto até 30 de Setembro, acaba por dizer que a partir de 1 de Junho passa a disponibilizar no seu site oficial a lista de treinadores legalmente reconhecidos para o exercício do treino de Karaté (apenas os portadores de CTD-K), a qual será actualizada após 30 de Setembro.

    Este ofício tem a data de 31 de Maio de 2012... QUE PENA NÃO TER SAÍDO ANTES DO SEU POST DO DIA 29!!!

    Grande abraço!
    PC Correia

    ResponderEliminar
  8. Nosotros tenemos un documento titulado "Compromisso por el deporte federado y olímpico". ¿Existe algo como esto en Portugal?

    ResponderEliminar
  9. Se temos ou não, não sei... lamento! Mas que é um bom documento, lá isso é. Irá ser posto em prática na integra?

    Para os interessados, pode-se consultar em http://www.munideporte.com/seccion/Actualidad/14233/Texto-integro-del-“Compromiso-por-el-deporte-federado-y-olimpico”.html

    Obrigado a Karateka ratón!

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa mas quero deixar aqui mais duas ou três notas (não são de 100 nem de 500):

    1º - Entremos no site em "Onde treinar?" na rubrica "Balcão Virtual" (http://www.fnkp.pt/pages/78) onde podemos ler "Só aparecem listados os clubes que estão certificados junto da FNK-P. Tal não invalida que existam outros locais de treino com treinadores certificados.
    Exija qualidade! Exija treinadores certificados pela FNK-P." - está lá escrito! LISTADOS 3!!! Porque motivo só TRÊS?

    2º - Quando inscrevemos competidores para campeonatos regionais, eles vão representar os clubes, clubes esses que são de imediato tacitamente reconhecidos pela federação. Então por que motivo são só 3 os clubes/associações que aparecem?
    Como se pode exijir qualidade se também não sabemos quais os clubes com treinadores certificados? - a não ser que seja preciso pagar mais uma TAXA para aparecer lá o clube (é isso os clubes certificados?).

    3º - Uma coisa que existe já há muito na F. P. de Hóquei em Patins é uma listagem de treinadores (http://fpp.pt/ficheiros/pdf/dtn/accoes/Listagem_Treinadores_HP.pdf). No Karate nunca houve... porquê? Não interessa, e não interessa porque finalmente vai haver... Mas talvez interessasse...

    Um abraço a todos
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  11. É verdade que só lá estão três centros de treino listados, mas penso que é prematuro começar-mos com ataques e teorias da conspiração. O administrador é o único que pode inserir os dados no sistema, possivelmente ele não tem recursos em termos tempo ou capacidade para delegar, que lhe permitam actualizar rapidamente a base de dados com todos os clubes do país. Possivelmente tem e-mails em fila de espera, possivelmente muitas associações ainda não se deram ao trabalho de enviar um email com os respectivos dados. Não creio existir aqui má fé, basta saber quem construiu o novo site e o clube a que pertence e observar que esse clube nem está listado...
    Já agora deixo aqui um voto de confiança ao novo director de informação porque pelos vistos conhece as ferramentas com que trabalha e já conseguiu erradicar aquele monólito verde que era o antigo site da FNKP. Agora, fazer conteúdos para a web sem tempo e com pouco recursos humanos e administrativos (imagino) não é tarefa fácil.
    Experimentem construir um site (from scratch, em platadormas Open Source, etc.) e fazer o conteúdo (notícias, links, artigos, comunicados, inserção de metadata) e depois digam-me como foi a experiência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há teorias da conspiração nem ataques - bastaria pegar nas classificações finais dos regionais e nacionais e inserir os nomes dos clubes dos atletas participantes e completar com "construindo-se"... A questão é que para figurar lá o nome deve ser preciso registar o dojo pagando uma (mais uma) taxa.

      E completamente solidário consigo em relação ao director de informação - o seu trabalho está a ser excelente.

      Agora, se há poucos recursos humanos e administrativos, 16000 praticantes justificam uma profissionalização do secretariado da federação.

      Cumprimentos.

      Eliminar