sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os bons exemplos das boas práticas, devem ser aproveitados!

--
A Federação Portuguesa de Rugby vai realizar uma acção de promoção e divulgação do jogo de rugby destinada a todos os Pais e Mães de jogadores e jogadoras de rugby, a qual será levada a efeito no próximo dia 26 de Fevereiro, no Estádio Universitário de Lisboa, com início marcado para as 10h15.
--
Cá está uma iniciativa inovadora, um bom exemplo de boas práticas que deveria ser aproveitado para se levar a cabo a promoção e a divulgação do Karaté junto de Pais e Mães, e até restantes familiares, a fim dos mesmos conhecerem melhor a modalidade e principalmente as regras de competição e os sistemas de pontuação e de repescagem, assim como as sinaléticas dos árbitros e os fundamentos das provas de kumite e kata.

Tomaz Morais afirma hoje em «A Bola» (pág. 42), que "uma das lacunas nacionais é a falta de conhecimentos e cultura desportiva que não proporciona uma maior disponibilidade e participação dos pais na vida desportiva dos seus filhos. Ao não conhecerem a modalidade eleita, não se envolvem nem criam o ambiente favorável ao desempenho e empenho integral, tão importante ao crescimento saudável."

Mas como há falta de conhecimentos e de cultura desportiva por parte de Pais e Mães, também há uma falta de cultura de gestão, de estratégia e de organização de projectos por parte de dirigentes desportivos e de treinadores. Um dirigente desportivo pode ser um bom político e dar uma boa imagem para o exterior - the show must go on - mas se não souber arrumar a sua própria casa e orientar correctamente as suas tarefas internas virá o dia em que o show terminará em end... Um treinador pode obter constantemente vitórias sem estar a formar seres humanos e sem utilizar os métodos científicos e pedagógicos mais correctos... e virá o dia em que cairá do seu pedestal.

No seu blog (http://karateleiria.blogspot.com/), no post «Cursos da FNK-P», publicado a 13 do corrente, José Jordão ao referir-se ao final dos últimos cursos de Treinador Monitor da Federação Nacional de Karaté – Portugal afirma que "em Lisboa (...) fizeram um super turma de mais de uma centena de formandos… Quero deixar aqui uma anotação. Existiram suspeitas, isto para ser simpático e não dizer certezas, que alguns colegas aproveitaram o facto de ser muita gente e faltaram às formações, pedindo a colegas para assinarem por eles… A ser verdade, é mau! Estas atitudes de karaté não têm nada e entram num campo perigoso…" O que esperar de um futuro treinador que, a ser verdade, assim procede no seu próprio curso de formação? Que visão estratégica, científica e pedagógica existiu num curso de formação com cerca de 110 formandos?

Só mais um exemplo, talvez extremado, e também noticiado em «A Bola» de hoje, na sua última página: o ciclista Jordi Riera foi um dos detidos pela polícia espanhola numa operação contra uma organização que vendia doping a atletas. Riera, que correu o Giro em 2003, é suspeito de ter dopado um jovem de 17 anos que com ele treinava...


1 comentário:

  1. Ora, caro Armando, lá continua você no reino das ilusões e das utopias...
    Então está a ver a nossa Federação a fazer disto? Que seria útil e benéfico, não tenho dúvidas, mas agora estão mais interessados em comemorar os 19 anos... quantos comemoraram até agora? Ha!!! Já sei! É a maioridade!
    E até já há uma "comissão" porque a direcção não consegue aguentar essa comemoração.

    Continue e força.

    Um abraço

    JA Neves

    ResponderEliminar