sábado, 3 de dezembro de 2011

Comemoração!


Alunos há que treinam, que praticam Karaté comigo há 25, 20, 15... anos. São os mais graduados e juntamo-nos ao sábado de manhã, no meu Dojo, para fazer um treino mais exigente, de nível mais avançado.


Faltam nesta foto, e por motivos diferentes relativos a cada um(a), tirada no passado sábado, a Cristina, a Sara, o João e a Rita. Foi a minha última foto em Gi com 54 anos...

Na segunda feira passada completei 55 anos. Nada de especial a não ser ficar um ano mais velho (como o vinho do Porto) e quase a entrar na fase de poder dizer "no meu tempo fazia-se isto e aquilo..."!

Hoje, no final do treino, esses meus alunos felicitaram-me. Não com um presente, não com uma prenda... Mas com algo que calou cá no fundo, pelo seu valor! Uma simples folha de papel... Impresso sobre a imagem de um quadro japonês representando um bambú, escreveram o seguinte texto:

Não será o Dojo uma metáfora da vida?

Nos primeiros treinos de Karate começamos por ouvir a voz de alguém que nos ensina a agradecer, a saudar, a ser humildes, a aceitar a dor e os erros dos outros.

Depois esta voz ensina-nos a cair sem nos magoarmos e incentiva-nos a erguer mais rápido, preparados para o que vem a seguir.

A voz leva-nos a dar os primeiros passos e fazer os primeiros gestos de defesa… e ataque, para logo nos ser dito que tudo o que é apreendido ali - daquele Dojo - servirá sempre e apenas para nos defendermos e àqueles que amamos, nunca para atacar e magoar.

Tudo é ensinado quase em segredo. Nunca aqueles gestos devem ser executados apenas por capricho fora das paredes daquele Dojo. Fazemos agora parte de algo… de uma equipa, de um grupo! E é com este que crescemos.

Esta mesma voz acompanha-nos pelos treinos sem fim, pelos meses, pelos anos, ensinando, corrigido, polindo os milímetros de um gesto quase perfeito, moldando, de forma subliminar, o nosso ser e a nossa personalidade.

Em tom autoritário a voz nunca cessa de nos incitar a superar os desafios, de nos testar em exames, de nos obrigar a evoluir… num grupo secreto, com um código secreto, numa linguagem secreta que quem de fora ouve não entende.

E assim, sem darmos conta, tornamo-nos adultos, cintos castanhos, cintos negros, forjados pelo punho, pela insistência e perseverança dessa voz.

A voz...

Esta voz não pode, nem nunca será a de um simples treinador, mas sim a de um Mestre, a de um Sensei, que lidera pelo seu conhecimento e exemplo de vida, que é respeitada e perdoada sempre que magoa a nossa carne, pois tudo isto nos fez crescer.

Por isto, e por tudo o mais que fica nas entrelinhas, nós dizemos:

Domo arigato gozaimashita Sensei Armando.

Muitos parabéns!

Texto assinado pelo Rui, pela Cristina, pelo Ricardo, pelo Vensã, pelo João e pela Núrya. Felizmente consegui ler o texto todo em voz alta, mas por fora a presença era uma, por dentro a emoção era outra. Desejo aqui agradecer-lhes o seu contributo, o seu esforço e os anos que têm passado comigo. Também tenho aprendido com eles. E de todos eles recordo-me de episódios marcantes. Lembro-me do Rui que começou a treinar aos 11 anos e que dois anos depois a mãe me veio agradecer o que eu tinha feito pelo filho... e que agora é meu colega de profissão... Da Cristina que tinha vindo de campeã nacional de mini-trampolins e que me deu dois filhos maravilhosos que treinam Karaté porque querem e gostam... e que foi campeã da Europa... Do Ricardo, cujos pais em mim confiaram para aos  9 anos ir comigo a uma competição em Paredes, mais tarde a Múrcia, e que continua a treinar apesar de estar a fazer um mestrado... Do Vensã que quando veio da Guiné teve de dar a volta à vida para subsistir... e que fez a sua licenciatura treinando... Do João e da Núrya que conseguem nos dias de hoje conciliar a universidade com os treinos... Gostaria de lhes dizer aqui que também me orgulho deles!

Quero também agradecer aos mais novos atualmente e aos seus pais e mães a confiança que em mim têm depositado...

Se me perguntassem quem era a voz, eu diria: Frank Sinatra!
...

18 comentários:

  1. 遅くなっても御誕生日御目出度う御座います!
    Osoku natte mo otanjôbi omedetô gozaimasu!
    "Mesmo um tanto tardio, parabéns pelo seu aniversário!"
    (^_^)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Sensei,

    Parabéns pelo aniversário, por este artigo, pelos seus alunos, e por ser estimado por eles, assim se conhecem os alunos pelo seu Sensei e o Sensei pelos seus alunos, gostei muito deste artigo e oxalá um dia (mesmo que ainda longe) esteja eu a fazer um artigo deste género sobre os meus alunos, era muito bom sinal.
    Oss!

    ResponderEliminar
  3. E eis que a face mais bonita das artes marciais ficou aqui devidamente retratada, o respeito que os alunos têm pelo seu Mestre só é ultrapassado pelo respeito que o seu Mestre têm por estes. Parabéns pelo seu aniversário, mas mais uma vez parabéns pelo que nos transmite aqui virtualmente, é uma luz no caminho marcial para muitos!
    Filipe Ferreira desde Guimarães.

    ResponderEliminar
  4. Dar treinos ou ensinar não significa ser Sensei! Ser Godan não significa ser Sensei!

    Ser Sensei é o relacionamento que aqui ficou demonstrado. Isto envolve muita técnica, muita pedagogia, muita moral e muita afectividade.

    Parabéns Sensei Armando: pelo seu aniversário e pela sua postura!

    Cordiais saudações do
    Pedro Correia.

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço de parabéns também, embora atrasados. Dizer algo mais seria repetir os comentaristas anteriores.

    ResponderEliminar
  6. Nós é que agradecemos por tudo, e por passados tantos anos podermos dizer que temos afinal não uma mas duas famílias, a nossa e a do Karate. Muitos parabéns e que venham os próximos 55 anos...sempre a treinar é claro!

    ResponderEliminar
  7. Cada treino, nestes últimos 20 anos, foi e continua a ser uma honra.

    Obrigado Sensei.

    ResponderEliminar
  8. Felicidades sensei, que siga entrenando muchos años mas.

    ResponderEliminar
  9. De autor identificado, com os meus agradecimentos, recebido por e-mail:

    "Muitos Parabéns Sensei.

    Obrigado pelo tempo, dedicação, companherismo, amizade, ajuda, oportunidade, etc., ., que dá a todos que têm a oportunidade de consigo treinar.

    Fernando Gonçalves"

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns Dr. Armando

    O Sr. está cada vez mais novo e isso deve-se a ter estado dentro desta "Muralha" Açoriana... Lol

    Um forte abraço e um beijinho especial à Dra. Cristina com muitas saudades.

    Oss!

    João Castro

    ResponderEliminar
  11. Lindo!
    Tu sabes o que sinto e o imenso ORGULHO que tenho em ti (não precisava de o dizer)! A nossa vida completa-se quando temos alguém assim ao nosso lado e isso vai-se vendo ao longo dos anos!
    A música? - Killing me softly...
    A letra? - Stuck on you...

    ResponderEliminar
  12. Hélio Ramos - Praia da Vitória8 de dezembro de 2011 às 02:33

    Parabéns Sensei Armando!
    Parabéns pelo seu aniversário e pelas suas lindas famílias: a de casa e a do karaté que pelos vistos o senhor tem bons membros familiares aqui.
    Acho que já tudo foi dito nos comentários anteriores mas quero que as pessoas saibam que o senhor e a sua esposa são muito acarinhados nos Açores também, não é só no Continente.
    Um abraço.
    HRamos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada!
    Obrigada por tudo o que me tens ensinado!
    Obrigada por seres um exemplo!
    Obrigada por me dares nas orelhas (eu às vezes mereço xD)!
    Obrigada por tudo!
    Parabéns novamente e um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. A todos, o meu obrigado.

    É nas horas difíceis e nas horas mais simples que devemos estar lado a lado. Devemos isso ao Karaté.

    De Guimarães aos Açores, de Portimão a Alicante, aos que estão ao meu lado todos os dias, um grande abraço de amizade!

    ResponderEliminar
  15. Caro Armando!
    As última semanas têm sido de tempo sem tempo, tenho lido e apreciado o que escreves, mas não há tempo para o comentário. A inspiração do blogueiro é muita e o comentador " anda de rastos". Post emocionante este, isto é que é verdadeiramente o desporto, assim deveria ser toda a arte dita marcial, companheirismo, treino, muito treino com prazer e orgulho e, acima de tudo, o reconhecimento dos " mestres" e dos alunos. Parabéns atrasados, mas ainda a tempo de desejar uma boa continuação de juventude e pensamento ao serviço do karaté.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  16. O meu obrigado também ao Luís Sérgio... Homem ocupado, mas fiel a este blog!

    Grande abraço para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
  17. Armando, só hoje li este post... e encontrei-o por acaso!
    Mas vou deixar um comentário, não sobre o teu aniversário, mas sobre a "Voz". Os americanos tiveram Frank Sinatra, os franceses Édith Piaf, nós tivémos a Amália e o Zeca... e alguns têm a tua "Voz". Não só os teus atletas, mas os teus alunos também, tal como alguns dos teus e tuas colegas de profissão.
    É um prazer ter um colega assim. Agora dou-te os parabéns por isso tudo, incluindo os teus 55 anos (embora com enormíssimo atraso!).
    O texto dos teus atletas é um belo manifesto pedagógico. Mostrei-o ao meu filho e ele disse-me: "treinador que tem atletas que falam assim dele só pode ser um bom treinador!" E logo a seguir perguntou-me come eras tu como professor. Respondi-lhe: tal e qual como o treinador que tu viste. Desconfio que um dia destes ele ainda vai querer treinar karaté... Adorou o teu livro, como já disse por aí... Só te posso dizer para continuares!
    Um abraço da tua colega!

    ResponderEliminar
  18. Obrigado Luísa!

    Um abraço para ti também!

    ResponderEliminar