sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

E a lua veio até nos...

“- Mestre, a lua clara e tranquila brilha tão alto no céu!
- Sim, ela está muito longe!
- Mestre, ajude-me a elevar-me até ela.
- Porquê? Não vem ela até ti?” 

“Os melhores contos Zen”, 2002, Editorial Teorema.
Realizou-se a Assembleia-geral (AG) da FNK-P tendo-se eventualmente cumprido a ordem de trabalhos. Uma Associações foram admitidas outras não. Sendo a mesma composta por 53 delegados, de estranhar a presença na mesma de alguns que o não eram, pois estiveram apenas para apresentarem as suas associações, as quais já tinham o processo formalizado, para serem admitidas no seio da FNK-P. De estranhar porque alguns delegados tiveram de se elevar até à lua para descobrirem (ou não!) que deveria ter sido feita a apresentação destas associações no Conselho Geral (CG)… e aí sim, os resultados transitariam só para a AG com delegados. Mas o CG, órgão decorativo, para mais nada há-de servir… a não ser para aquilo para que foi especificamente formado: a eleição desses mesmos delegados segundo o poder das associações e para satisfazer estatutos reféns de um RJFD.
Veio a lua ter com alguns delegados ao descobrirem que outros delegados há que alegadamente nem sequer estão inscritos nalguma associação… então como apareceram nas listas a serem votadas? Tinham o seu nome nos cadernos eleitoral? Mas se valeu para uns, para outros não, pois eventualmente um outro delegado presente também não tinha o seu nome nos cadernos eleitorais aquando das eleições, mas lá estava cantando e rindo…
Estive na AG? Não, não estive e provavelmente isto nem se passou… Mas que eleições com cadernos eleitorais deturpados são uma fraude, lá isso são!
Foi aprovado o relatório e Contas? Provavelmente sim!...
Mas não sei se algum delegado perguntou como é que alguém que detém um cargo administrativo na direção tem a receber em 2010 a quantia de cinco mil oitocentos e tal Euros! Repare-se que o Presidente só teve a receber 924.10 Euros…
Ou de que maneira são organizados os campeonatos para só 3 elementos do Conselho de Arbitragem terem a receber 12.306.73 Euros… Como é que um só formador tem a receber 3.434 Euros?
Também não sei se alguém perguntou em que foram investidos os 37.855.72 Euros das receitas dos Cursos de Formação! Ou os 11.535.00 Euros das Licenças de Treinadores…
É que o dinheiro é nosso: nosso do que pagamos em taxas e em inscrições, nosso através daquilo que pagamos de impostos e o IDP atribui à Federação!
Estarão os delegados a desempenhar o papel para que foram eleitos? Isto é, representarem-nos e fazerem chegar a nossa voz à lua?
Mas alguém se preocupa com isto? Não, disto, ninguém quer saber! Venha a próxima auditoria e tudo estará em condições…
...

3 comentários:

  1. Com 24 ou 25 delegados, a representatividade foi grande...

    Abraço

    JANEVES

    ResponderEliminar
  2. Não vale a pena continuar a bater no ceguinho, quando ele próprio não quer ver!!!
    Ou não o deixam ver?
    Ou vê mal?
    Ou...

    ResponderEliminar
  3. O Aníbal ganhou a batalha, não soube saborear a vitória e há-de perder a guerra.
    Como as inscrições já não contam para os votos, cada vez há-de haver menos. Os dojos têm os seus seguros. Só se hão-de inscrever os que vão às "festas competitivas".
    Deixa de entrar dinheiro deixa de haver passeatas e jantaradas. Depois será só Estado? Este já nem de tanga está.
    Um abraço e bom fim de semana.

    E tem razão Sensei Armando, o dinheiro é nosso!

    Pedro Correia

    ResponderEliminar