sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Para um balanço do ano de 2011 (II)



É prática comum fazer-se no final de cada ano um balanço desportivo. É prática comum elegerem-se os “melhores” – leia-se “os mais mediatizados” – e esquecerem-se outros tantos...

Fala-se dos melhores desportistas do ano: Lionel Messi (futebol, Argentina), Sebastian Vettel (Fórmula 1, Alemanha), Ryan Locht (natação, EUA), Novak Djokovik (ténis, Sérvia), Usain Bolt e Yohan Blake (atletismo, Jamaica), Dirk Nowitzki (basquetebol, Alemanha)...
Fala-se dos melhores treinadores do ano: Pepe Guardiola e José Mourinho (dispensam apresentação!), Graham Henry (râguebi, Nova Zelândia), Rick Carlisle (basquetebol, Estados Unidos)…

Fala-se das melhores equipas do ano: Barcelona (futebol, Espanha), All Blacks (râguebi, Nova Zelândia), Dallas Mavericks (basquetebol, EUA)…
Fala-se dos melhores portugueses: Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e João Moutinho (futebol), Nelson Évora, Marcos Chuva e Dulce Félix (atletismo), Hélder Rodrigues (motociclismo), Telma Monteiro (judo), João Silva (triatlo), Rui Machado (ténis), Teresa Portela (canoagem)…
Raro é ouvir-se falar de Inês Correia, 18 anos, que venceu o Campeonato Europeu de Freestyle e o Mundial de Kitesurf… Pouco se fala de Lexi Thomson, 16 anos, norte-americana, a mais jovem golfista a vencer um torneio do Circuito Mundial, ao conquistar o Dubai Ladies Masters…
Não se fala de Sílvia Almeida, 17 anos, que conquistou a Taça da Europa de Patinagem Artística em Solo Dance…
Soube-se sem grande pompa nem circunstância que o norte-americano Jordan Romero, de 15 anos, foi em 2011 o mais jovem alpinista a escalar as sete maiores montanhas do mundo, ao subir ao cume do monte Vinson Massif, o mais alto da Antártica.
Passaram despercebidas as medalhas de prata de Patrícia Cardoso e as medalhas de bronze de Maria Teresa Santos e de Filipe Reis  no 38º Campeonato Europeu de Cadetes e Juniores de Karaté… 
E peguei precisamente nestes exemplos para constatarmos que ser falado, ser conhecido, ser “o melhor do ano”, depende da modalidade, depende do género, depende de ser amador ou profissional, depende de ainda estar num escalão etário mais baixo ou ser-se consagrado…
E alguém ouviu falar nos europeus de corta-mato (INAS-FID) para atletas portadores de deficiência intelectual realizado na República Checa? Alguém soube que Portugal recuperou o título colectivo em masculinos? Alguém teve conhecimento de que os atletas do nosso país conquistaram 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze?
No ano em que jovens, desempregados e professores foram aconselhados a emigrar, contabilizam-se 41 treinadores de futebol em 26 países do mundo… mas pouco relevo se dá a Helena Costa, selecionadora nacional no Qatar, ou Paula Rego, igualmente selecionadora nacional no Qatar mas de futsal… e poucos sabem que Mário Palma e Alberto Babo treinam equipas de basquetebol em Angola e João Costa no Luxemburgo… e poucos sabem que Pedro Antunes orienta uma equipa de hóquei em patins na Suíça e Hélder Santos uma outra em França…
Em 2011, num país em crise e sem dinheiro, 15 dos 25 árbitros de futebol de primeira categoria receberam uma média de 1466 Euros por jogo…
No ano em que Carlos Queiroz ganhou a batalha jurídica contra a ADOP, Gilberto Madail abandonou a cátedra da FPF e o ciclismo disse adeus a Emídio Pinto…
E para terminar, nas edições de 20 e 27 de dezembro do jornal «A Bola», respetivamente nas páginas 26 e 28, Manuel Martins de Sá elucida-nos que “o poder corrompe” apresentando-nos a corrupção que grassa no futebol internacional… datas entre as quais ficámos a saber que, a 23, pelo «Jornal de Notícias» (p. 48), o mais famoso árbitro chinês de futebol, Lu Jun, o primeiro do seu país a dirigir jogos em Campeonatos  Mundiais e Jogos Olímpicos, admitiu ter recebido cerca de 98 mil Euros para manipular resultados em 2003… e a 24, segundo o «Correio da Manhã» (p. 30), que o tenista sueco Lucas Renard, de 19 anos, foi suspenso por seis meses por corrupção…

E de certeza que eu próprio também me esqueci de muitos que deveriam ser recordados em relação a 2011...

アルマンド  イノセンテス
...

2 comentários:

  1. UN ABRAZO DESDE ESPAÑA, SIGUE CON TUS PUBLICACIONES , FANTÁSTICAS Y LLENAS DE OBJETIVIDAD. Y !!!!!! FELIZ 2012 ¡¡¡¡¡¡¡¡

    ResponderEliminar
  2. Os pequenos, os desconhecidos, mesmo que revelem grandes capacidades, obtenham grandes desempenhos e bons resultados são e serão sempre ignorados pela comunicação social.

    Chama-se a isso descriminação. Mas isso não admira num país de futebolês!

    Fantástico o seu blog estar a ser seguido em Espanha!

    Um abraço,
    JA Neves

    ResponderEliminar