quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Plano Nacional de Ética no Desporto


O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) foi apresentado na passada segunda feira. 

"Representa uma iniciativa do XIX Governo Constitucional sendo promovido pelo Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude e está sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.. Dentro desta entidade é dinamizado pelo Gabinete de Coordenação do PNED. É um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam promover os valores inerentes à prática desportiva, e que se traduzem no espírito desportivo, no que de mais nobre ele encerra. Valores como: fairplay, o respeito pelas regras do jogo; o jogo limpo; o respeito pelo outro; a responsabilidade; amizade; a relação e a interajuda; o respeito pelo corpo; o bem-estar; o crescimento harmónico da pessoa; voluntariado; a educação, entre muitos outros. Valores, estes, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva." Pode-se ler no site do PNED... (aqui

Se há valores inerentes à prática desportiva, por que é preciso promovê-los?... Se são inerentes a essa prática, ainda há a necessidade de serem assimilados e vividos nela própria?... E para que serão necessários os Embaixadores da Ética Desportiva?... Atentemos que o PNED será financiado pelo IPDJ, "de acordo com as suas necessidades, sendo para tal fim criada, provida e cabimentada uma rúbrica específica que assegurará a sua execução." Ou seja, por todos nós...

E quais serão os resultados práticos finais de acordo "com a filosofia da responsabilidade social"?

"O PNED tem como missão a promoção, disseminação e facultar a possibilidade de vivenciação, de forma transversal, dos denominadores comuns da essência desportiva: o espírito desportivo enraizado nos valores e nos comportamentos éticos. O Plano pretende alcançar todas as áreas da sociedade e tornar-se acessível a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, veiculando a interação e inclusão social, promovendo o diálogo intercultural e intergeracional, contribuído para uma unidade nacional em torno de um desiderato comum - a educação e formação ética para a construção de um Desporto saudável e com sentido." O PNED tem como missão... o PNED pretende... o PNED conseguirá? Esperemos que sim...


4 comentários:

  1. "Os dois jogadores do Atouguiense que, em Novembro de 2010, foram agredidos no balneário do Maceirinha, no final de um jogo de futebol da 1ª Divisão Distrital de Leiria/Zona Sul, receberam uma indemnização e um pedido formal de desculpas dos alegados agressores, três atletas e o treinador da equipa adversária."

    Três atletas e o treinador da equipa adversária...

    Hoje, no Correio da Manhã!

    Será que o PNED vai intervir no desporto profissional? Ou será só nas escolas e nos escalões mais jovens?

    ResponderEliminar
  2. Sensei Armando:

    É isso mesmo. O desporto em si já tem valores. Só deixou de os ter porque passou a ser uma fonte de rendimento para alguns. Lá está o desporto a dar dinheiro a alguém. Então que selixe a ética e a moral.

    Chegámos aqui e agora para voltarmos atrás é necessário o tal PNED. Mas quanto se vai gastar com isso e quem vai ser economicamente beneficiado com esse plano?

    Um abraço.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  3. Mais uma para o PNED: O árbitro Silva Ribeiro expulsou ontem, num minuto, 4 jogadores de campo, 2 suplentes e o delegado do Este que perdeu por 0-1 frente ao Santo Adrião nos distritais de Braga.

    Hoje, no Correio da Manhã!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro Dr. Armando:

    O PNED vai ser mais do mesmo. Já tivemos o "desporto para todos", já tivemos o"desporto contra a violência"... Quanto se vai gastar em brochuras, em publicações em congressos, em inúmeras coisas mais?

    Um abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar