quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Formação, generalizações, falácias, cegos e velas apagadas: no meio de tudo isto, quem acaba por sofrer ou quem acaba por ser prejudicado?

---
-----Acabei o ano com Tomaz Morais e a ele retorno, pois no último dia do ano escrevia ele na sua crónica («A Bola», pág. 38): "2010 foi um ano repleto de formação e competição nas mais diferentes modalidades desportivas, apesar do desporto ocupar ainda um lugar muito diminuto na estrutura da Sociedade Portuguesa". Recorrendo à nossa modalidade, verificamos que estamos aqui em presença de uma generalização que incorre numa falácia em relação ao primeiro aspecto, pois 2010 não foi um ano repleto de formação no Karaté... ressalvem-se as iniciativas particulares, pois de federativo nada tivémos!
-----
-----Isto fez-me recordar um velho conto zen que passo a transcrever*:
-----
-----Em tempos passados, no Japão, usavam-se lanternas de bambu e papel , com velas dentro. Uma noite, um cego que estivera de visita a um amigo, recebeu uma dessas lanternas para a levar consigo até casa.
------ Para que preciso eu de uma lanterna? - perguntou o cego. - Para mim, luz ou escuridão é tudo o mesmo.
------ Bem sei que não precisas de uma lanterna para encontrares o teu caminho, - replicou o amigo. - Mas, se não a levares, alguém poderá ir de encontro a ti. Portanto, leva-a.
------O cego lá partiu com a lanterna mas, ainda não tinha chegado muito longe, alguém chocou de frente com ele.
------ Vê lá para onde vais! - exclamou ele para o estranho. - Não consegues ver a lanterna?
------ A tua vela apagou-se, irmão! - replicou o estranho.
-
-----Alguns, poucos felizmente, mesmo não cegos e de olhos bem abertos, andam por aí mas para eles luz ou escuridão é a mesma coisa!
-----Alguns, mesmo cegos, felizmente poucos, andam por aí com a vela apagada!
-----Moral da história: quem acaba por sofrer ou ser prejudicado são os que dão os encontrões àqueles para quem luz ou escuridão é a mesma coisa ou os que chocam com os cegos que andam com a vela apagada!
-----Mas há um provérbio japonês que diz que "o macaco também cai da árvore"...
...
*Nyogen Senzaki e Paul Reps, 1987, "101 Histórias Zen", Lisboa, Ed. Presença.
...

1 comentário:

  1. A propósito deste post, consulte-se "A miopia desportiva de Thomaz Morais ilustrada pelo mestre Armando Inocentes com um 'koan' do budismo 'zen'" no blog «Ala de Rei» em http://aladerei.e-xadrez.com/ publicado a 6 do corrente.

    ResponderEliminar