sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Formação de Treinadores de Karaté

-----
-----A 20 de Janeiro de 1961 (fez ontem 50 anos!) tomou posse como Presidente dos Estados Unidos da América John Fitzgereald Kennedy, que viria a ser tragicamente assassinado anos mais tarde em Dallas.
-----No seu discurso de investidura disse: “lembremo-nos de que uma atitude civilizada não é um sinal de fraqueza, que é sempre necessária uma prova de sinceridade. Não negociemos sob o império do medo. Mas não tenhamos medo de negociar. Que ambas as partes contribuam para atenuar os problemas que nos unem, em vez de agravar os problemas que nos dividem”.
-----Frase que se mantém actual para o meio da nossa modalidade, onde por vezes em vez de se construirem pontes se constroem muros...
-----Mas actuais permanecem tambám as palavras de Kennedy quando afirmou “não perguntem o que o vosso país pode fazer por vós, perguntem antes o que podem fazer pelo vosso país”, pois também o que nós deveremos fazer é perguntar o que poderemos fazer pela nossa Federação e não o que ela poderá fazer por nós. Vem isto a propósito da acção de formação que irá ter lugar amanhã na Faculdade de Motricidade Humana, organizada pela Associação de Karate Goju-Do Shi Kai e subordinada ao tema “Karate, Escola, Empreendedorismo e Sociedade”, tal como vem a propósito do Seminário de Treinadores organizado pela Kaizen Karate Portugal em 23 de Outubro do ano findo denominado “Da criança ao jovem karateka” no Pavilhão Municipal Alto do Moinho, em Corroios .
-----Curiosamente duas associações que se cindiram e cuja proveniência se encontra numa outra associação.
-----Duas associações que procuram fazer algo pela Federação e pela modalidade, pois 2010 foi o ano em que a FNK-P só promoveu uma acção de formação, em Vila das Aves e em Lagos, denominada "O Karate na alfabetização motora da criança". Também curiosamente não se organizou esta acção em Lisboa, obrigando assim os interessados da zona Centro-Sul a deslocarem-se ao norte ou ao sul do país, quando a Federação possuía pelo menos dois formadores em Lisboa com provas dadas e com competências técnicas, pedagógicas e académico-científicas para poderem ter abraçado a mesma na nossa zona (serão personas non gratas?) e ter poupado tempo e dinheiro aos formandos tendo obtido até mais uma fonte de financiamento (mais uma vez, não compreendo esta forma de gestão!).
-----Mas regressando a J. F. Kennedy, recordamo-nos também serem as seguintes palavras suas: “no passado, aqueles que loucamente procuraram o poder cavalgando no lombo de um tigre acabaram dentro dele”. Procurar o poder não é crime, desde que por meios honestos, tal como não é crime exercer esse poder com autoridade, dignidade, competência, isenção e ética.
-----Mas também como disse J. F. Kennedy, “pode-se enganar todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode enganar todos o tempo todo”.
-----Desenganemo-nos pois, principalmente os treinadores em busca de créditos nas acções de formação, pois se leram atentamente o programa nacional de formação de treinadores descobriram que o que conta para o currículo e para a carreira de treinador não são os créditos concedidos pela Federação, mas as horas de formação anuais ministradas por entidades credenciadas para tal e por formadores credíveis e com as competências necessárias. O que terá obrigatoriamente de levar a uma reformulação do Regulamento de Formação de Treinadores...


...

Sem comentários:

Enviar um comentário