sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Apontamentos e questões sobre justiça desportiva de quem nada percebe de Direito nem de «legalês»!

-----Amos Adamu e Reynald Temaril, ex-membros do Comité Executivo da FIFA foram suspensos das suas funções por alegada corrupção nas escolhas dos países para os Mundiais de 2018 e 2022, pois suspeitva-se da sua provável venda de votos... Agora recorreram desta suspensão, o que equivale a dizer que enquanto recorrem podem continuar em funções... Será?
-----O Comité Olímpico Internacional suspendeu o Comité Olímpico do Gana devido à ingerência do governo daquele país no mesmo. Não será ingerência governamental impor-se um modelo de regime jurídico federativo ao movimento associativo? E principalmente quando as federações são associações de direito privado?
-----Paulo Fernandes, em Janeiro de 2009 treinava a equipa de futsal do Sporting. Declarações por si proferidas no final de um jogo contra o Benfica sobre um árbitro levaram a que o Conselho de Disciplina da FPF o punisse agora com um mês de suspensão. Acontece que agora Paulo Fernandes é treinador do Benfica... Que culpa tem a equipa do Benfica ao ver-se prejudicada por não ter o seu treinador no banco quando à altura do acontecido o mesmo não treinava Benfica? É que de Janeiro de 2009 a Janeiro de 2011 vão dois anos...
-----Da Federação Mundial de Karaté emanou um Códogo de Ética do Karaté... mas se repararmos, por exemplo, no Código de Ética da FIDE (xadrez), este tem dois anexos: o primeiro denomina-se "Procedural Rules" e o segundo "Guidelines to the Interpretation of FIDE Code of Ethics". Será que o nosso é pura e simplesmente uma declaração de intenções?
-----Estes são alguns apontamentos e questões sobre justiça desportiva de quem nada sabe sobre Direito nem nada percebe de «legalês»!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário