segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Baú das memórias... para a posteridade! A história não se desfaz, mas convém que não se esqueça!

Foi verdadeiramente no antigo «Sportgym», que me iniciei como treinador de Karaté, apesar de ter começado a exercer essas funções no Clube Atlético de Queluz, onde introduzi o Goju-Ryu pela mão do saudoso Carlos Saldanha (irmão do presidente da F. P. de Basquetebol), estando à frente deste Dojo o Sensei Luís Nunes. Mas foi na Colina do Sol que tive a oportunidade de alargar os meus horizonte no ensino, na altura com o Curso de Treinador de 3º Grau da CDAM, DGD e IND, com a graduação de 1º dan.
---

No primeiro Toneio Nacional da APOGK, em Junho de 1988, em Ermesinde, obtivémos o 1º lugar em kata equipa feminina e o segundo lugar em kata individual feminina.

Uma equipa de jovens que se iniciava nestas andanças, irreverentes na sua juventude, mas colaboradores, empenhados, cordiais e respeitadores... muitos dos quais já não treinam.
---
A 15 e 16 de Abril de 1989 realizou-se o 1º Torneio da Juventude, em Benfica, organizado pela APK, com a liderança de um pioneiro da Karaté em Portugal: Raúl Cerveira. Foi sem sombra de dúvida a maior competição organizada no nosso país até então, onde participaram (se a memória não me falha) cerca de 800 competidores de todos os estilos e associações, sendo esta a primeira grande manifestação da nossa modalidade no campo competitivo.


Dos 23 atletas participantes, 18 subiram ao pódium... e obtiveram 5 primeiros lugares, 3 segundos e 4 terceiros... tendo alguns deles superados as suas próprias expectativas.


Tempos em que valia a pena fazer competição... até porque a mesma tinha moldes mais justos!
Sim, porque pelo menos a prova de kata não era ao "bota-fora"...
...

3 comentários:

  1. Grande Sensei Armando!!!
    Estou sem palavras!!!
    Que grandes tempos estes!!! Sem duvida uma das melhores partes da minha saudavel e feliz juventude!!
    Para mim foi, é e sempre será uma honra e um orgulho ter tido como mestre... Sensei Armando Inocentes!!
    Um grande Abraço
    Marco Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Aquele senhor magrinho de cabelo e bigode preto tem pinta de treinador.

    Abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Grande professor grande amigo grande SENSEI prima pela quase perfeição visto que a perfeição não existe foi um privilégio um orgulho em ser treinado e ensinado por uma pessoa que deveria ser seguido por muitos professores e MESTRES O MEU MUITO OBRIGADO SENSEI

    ResponderEliminar