quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A morte anunciada do Desporto Escolar...

-----O Governo, nas suas medidas contra a crise, entre outras, decidiu reduzir em 5.000 o número de professores... Agora anuncia a morte do Desporto Escolar, que no ano lectivo anterior movimentou 158.737 alunos...
-----E por que anuncia a sua morte?
-----Até agora, o horário lectivo dos Professores de Educação Física permitia que estes ocupassem uma média semanal de quatro tempos lectivos leccionados depois do período normal de aulas dedicados ao Desporto Escolar.
-----A partir do próximo ano lectivo, tal não será possível. Um novo despacho do Governo anuncia que esses quatro tempos lectivos passarão a fazer parte da sua componente lectiva (leccionação da disciplina de Educação Física) e deixarão assim de se poderem dedicar ao Desporto Escolar.
-----A não ser que estes professores passem a dedicar-se ao Desporto Escolar - o que inclui treinos, deslocações e alimentação (e por vezes estadia) ao fim-de-semana para participarem com os seus alunos nas competições - de modo gratuito, sem remuneração...

-----E logo agora que tínhamos um protocolo para termos o Karaté no Desporto Escolar!...

4 comentários:

  1. Nos nossos dias, o tempo dedicado aos nossos filhos é escasso e muitas vezes é ocupado com deslocações às grandes superfícies comerciais.

    Embora o parque do Alvito possa encher quando está sol, e fora da época dos saldos, são ainda poucos os pais a acompanhar as crianças em actividades desportivas que lhes seja exigido também algum esforço físico acrescido.

    Diminuindo nas escolas espaços que levem os jovens a dedicarem-se ao desporto, conduz este país novamente a tempos passados, de dedicação ao absentismo intelectual, onde o celim é substituído pelo sofá.
    Se nos conseguirmos abstrair da realidade deste país e compararmos os tempos actuais com a realidade de há 20 anos atrás, podemos concluir que mudou o aspecto rural que algumas instituições tinham, mas a mentalidade provinciana mantém-se.

    Resta-me apenas felicitar o autor deste blogue, meu mestre e professor de outros tempos, pelo seu trabalho e marca que deixou em muitas vidas.

    ResponderEliminar
  2. Não só pela redução dos horários dos professores e, por consequência, a contratação dos mesmos, que já é grave o suficiente, mas pela tão criticada falta de actividade física por parte das crianças, estão dispostos a retirar ou reduzir esta oportunidade aos alunos? Torna-se cada vez mais constrangedor dizer que sou professor em Portugal...

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos:

    O teu comentário é pertinente e possuis toda a razão naquilo que dizes. Infelizmente "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" (como dizia o poeta) mas as "qualidades" continuam as mesmas. Obrigado pela tua colaboração!

    Penso seres (pois conheço vários "Carlos Pereiras", nomes e apelidos comuns), pelo teor do comentário, "aquele" Carlos que fez equipa com o Paulo e o Marco que ganhou o nacional associativo de goju-ryu em kata por volta de 1991 na Venda Nova (brevemente hei-de colocar um post sobre isso, mantém-te atento!) e de quem fui professor durante dois anos e treinador (não mestre, pois instrutores há muitos mas mestres poucos) durante talvez 7 ou 8 anos. A ser verdade, é com enorme gosto e satisfação que registo a leitura do meu blog por ti e p. f. envia-me o teu endereço de mail para armando.inocentes56@gmail.com, pois gostaria de estar em contacto contigo. Se não fores, por favor desfaz as minhas dúvidas e os meus agradecimentos na mesma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rafael:

    De facto torna-se cada vez mais constrangedor SER professor em Portugal...
    E parece-me que até já começa a ser constrangedor ser português...

    Um abraço.

    ResponderEliminar