terça-feira, 26 de julho de 2011

E veio a miséria... a opinião do Prof. Dr. Sidónio Serpa!


Conheço a competência, a lucidez e a objectividade do Prof. Sidónio Serpa desde os Cursos de Treinadores de Karaté da antiga FPKDA e da FMH.

Na sua coluna semanal de «A Bola», de leitura obrigatória, muitas questões pertinentes tem levantado...

Hoje, mais uma traz a lume. Após ter falado de Albertina Dias em crónica anterior, hoje aborda a questão de Zhang Shangwu.

E mais uma vez coloca o dedo na ferida ao dizer que "logo a notícia correu nas agências internacionais fazendo notar o modo como são tratados os desportistas na China. Santa hipocrisia! Como se isto fosse exclusivo daquele país... O mesmo sucede nas democracias ocidenteias tão cientes dos direitos humanos. (...) É verdade que o respeito pela condição humana evoluiu no Ocidente de forma significativa e haverá mais cuidado com a dignidade dos cidadãos. Mas isso só nos carrega de maior responsabilidade, sendo perigoso projectarmos esses casos como se fossem característicos de outras culturas. Quando as coisas materiais se sobrepõem ao ser humano, é este que sai desprezado. E. como podemos constatar na crise actual, cada um de nós é uma vítima em potência. Mesmo os que se julgam a salvo... No desporto, como na economia, a degradação decorre de esquecermos o Homem como finalidade da produção social."

Nota: negritos da responsabilidade de Karate-do.pt.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário