quarta-feira, 27 de julho de 2011

Katas - The Meaning behind the Movements (Kenji Tokitsu)


O Karaté oferece-nos os exemplos mais precisos de Katas estritamente formalizadas, representando o combate real contra quatro adversários imaginários. O judo também possui as suas Katas. No entanto as Katas permeiam toda a tradição cultural japonesa. Qual o seu significado por de trás do movimento? Qual é a relação entre a cerimônia do chá e as "artes marciais"? Qual é o ponto comum entre a morte por seppuku e arte floral?

Kenji Tokitsu, que dispensa apresentações, dá-nos inumeras respostas neste livro. Um livro a não perder...

O conceito de Kata oferece respostas às perguntas anteriores. As Katas estão presentes no campo da filosofia, tecnologia, educação, profissão, modo de vida e significam esclarecer todas as abordagens relacionadas com a ideia de perfeição.

A partir de exemplos históricos e concretos, mas também de sua experiência pessoal no campo de Karaté, Kenji Tokitsu, doutorado em Sociologia e em Civilização Japonesa, define este conceito absolutamente essencial  num país tentando conciliar tradição e modernidade, em particular no domínio das "artes marciais" e da prática do Karate-Do.

O fundador da escola Tokitsu-Ryu oferece-nos nesta obra uma profunda reflexão sobre um conceito profundamente enraizado na história de seu país e que dá sentido a muitos valores japoneses.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário