segunda-feira, 19 de março de 2012

Algumas homenagens a Homens Bons...


Ontem, o homem de quem todo o país se riu, riu-se de todo o país. Se «de manhã na caminha é que é bom», é porque o corpo e a mente necessitam de períodos de recuperação. A sua dedicação e a sua preserverança destruiram o mito! Marco Fortes venceu a prova de lançamento de peso em Montenegro, com o novo recorde nacional de 21,02 metros.

Ontem faleceu um Homem esquecido. Homens Bons são sempre esquecidos. Tal como José Torres foi esquecido, António Leitão também o foi. O bronze nos J. O. de Los Angeles, em 1984, nos 5000 metros, atrás do suiço Markus Ryfeeel, que viria a ser apanhado com doping pouco depois, foi ofuscado nesses jogos pela medalha de ouro de  Carlos Lopes e pela de bronze de Rosa Mota (maratona é maratona...). Medalhado aos 24 e abandonando a competição aos 31, não merecia morrer aos 51 anos.

Hoje é «Dia do Pai». Os meus filhos felicitaram-me logo pela manhã (a minha mulher logo à meia noite!). Recordo-me do Homem que pela primeira vez me levou a um treino de Karate-Dō (空手道) - e muitas mais vezes... Nos últimos anos, todos os anos lhe telefonava neste dia e dizia-lhe «hoje é o nosso dia - temos um dia em comum!». Desde março de 2008 que não lhe posso dizer isso, mas, transmontano de gema, ficou-me uma frase que me disse já no seu leito de morte: «há que saber respeitar os outros...». Um Homem Bom que não há-de ser esquecido... 
アルマンド  イノセンテス

4 comentários:

  1. Sensei Armando:

    Homens Bons merecem ser respeitados porque nos ensinam a respeitar!
    Pode ter a certeza que continua a ter um dia comum com o seu pai e algo muito mais.

    Recorde-o sempre. Alguns de nós também nos recordamos de si e, felizmente, por ainda o termos connosco e trazer-nos estas pérolas. Obrigado.

    Um abração amigo
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando:

    Por vezes é doloroso para além de perdermos um pai perdermos um amigo... Segue os bons exemplos e procura até ultrpassá-los. A semente germinará!

    Um abraço amigo.
    Luísa

    ResponderEliminar
  3. Agora percebo essa sua compostura, proveniente de uma costela transmontana!

    Honre-a e siga como até aqui: mantenha-se erecto, verdadeiro, fiel a si mesmo. Há mais que o apoiam e concordam consigo do que aqueles que imagina ou que comentam aqui.

    Abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  4. A costela transmontana, a costela portuguesa de gema é boa, muito boa, está impregnada de carácter. Infelizmente, neste país começa a ser hábito esquecer os homens bons, promove-se toda uma mediocridade mediática, ignorante e malfeitora, depois admiramo-nos do país que temos. Para lutar ,para exercer a cidadania, há sempre alguns que deixam isso para os outros. Eles não se querem qeimar, precisam de estar limpos, bem limpos para poder trepar a qualquer preço. são CORJA de que falava o Camilo.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar