Michelle de Brito, Maria Sharapova, Paul Pierce, Andreas Thorkildsen, Michael Jordan, Carlie Butler e o já falecido Jim Fuchs , o pioneiro da atual técnica do lançamento do peso, são (eram) alguns dos desportistas que utilizam (utilizavam) o kiai (気合) na execução da sua técnica...
Talvez não da maneira como nós o entendemos, mas como aqui podemos constatar, o kiai (気合) não é apanágio só do Karate-Dō (空手道)... Tal como as outras modalidades desportivas possuem algo a aprender connosco, talvez nós também tenhamos a aprender algo com elas!
Contrariamente ao que muitos pensam, kiai (気合) não significa grito… nem provém das cordas vocais, mas do abdómen... ki (気) está relacionado com a mente, o espírito, e ai (合, 合い), deriva do verbo awasu (合わす), "unir". Literalmente poderá ser "concentrar ou unir o espírito e o corpo"... no momento em que a técnica terá a máxima eficácia...
アルマンド イノセンテス
Excelentes exemplos Dr. Armando!
ResponderEliminarEu sempre fiz esse tipo de comparações nos treinos e esta publicação só veio fortalecer, reforçar e dar razão ao que ensino.
Desculpe não comentar mais vezes, mas é porque o dia só tem 24 horas e precisava de muitas mais...
Estamos todos de parabéns pelos resultados do curso e já tenho até a minha cédula de treinador de grau 4.
Até qualquer dia!
Oss!
João Guiod Castro
Obrigado João pelo teu comentário... ainda me lembro do exemplo da laranja para ensinar oi-tsuky.
ResponderEliminarCom duas laranjas ensinarias muito mais...
Grande abraço para ti e toda a família.
Mas vais ver (deves conhecer) que há-de haver aguns especialistas que discordam disto, mas não são capazes de darem aqui a cara a justificarem o que há de errado aqui.
Mas agora estas modalidades também são «artes marciais»?
ResponderEliminarCumprimentos!
Só por haver "kiai" (ou equivalente) tem uma modalidade de ser «arte marcial»? Caro Taborda, una o corpo e o espírito em qualquer actividade da sua vida e verá os benefícios... Não continue agarrado ao "penso, logo existo", passe para o "sinto, logo existo" e pratique o "actuo, logo existo". E verá que "existo e sou feliz".
ResponderEliminarUm abraço
JA Neves