domingo, 18 de março de 2012

Para aqueles que julgam que o kiai (気合) é apanágio só do Karate-Dō (空手道)...



Michelle de Brito, Maria Sharapova, Paul Pierce, Andreas Thorkildsen, Michael Jordan, Carlie Butler e o já falecido Jim Fuchs , o pioneiro da atual técnica do lançamento do peso, são (eram) alguns dos desportistas que utilizam (utilizavam) o kiai (気合) na execução da sua técnica...

Talvez não da maneira como nós o entendemos, mas como aqui podemos constatar, o kiai (気合) não é apanágio só do Karate-Dō (空手道)... Tal como as outras modalidades desportivas possuem algo a aprender connosco, talvez nós também tenhamos a aprender algo com elas!

Contrariamente ao que muitos pensam, kiai (気合) não significa grito nem provém das cordas vocais, mas do abdómen... ki () está relacionado com a mente, o espírito, e ai (, 合い), deriva do verbo awasu (合わす), "unir". Literalmente poderá ser "concentrar ou unir o espírito e o corpo"... no momento em que a técnica terá a máxima eficácia...

アルマンド  イノセンテス

4 comentários:

  1. Excelentes exemplos Dr. Armando!
    Eu sempre fiz esse tipo de comparações nos treinos e esta publicação só veio fortalecer, reforçar e dar razão ao que ensino.
    Desculpe não comentar mais vezes, mas é porque o dia só tem 24 horas e precisava de muitas mais...
    Estamos todos de parabéns pelos resultados do curso e já tenho até a minha cédula de treinador de grau 4.
    Até qualquer dia!
    Oss!
    João Guiod Castro

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João pelo teu comentário... ainda me lembro do exemplo da laranja para ensinar oi-tsuky.

    Com duas laranjas ensinarias muito mais...

    Grande abraço para ti e toda a família.

    Mas vais ver (deves conhecer) que há-de haver aguns especialistas que discordam disto, mas não são capazes de darem aqui a cara a justificarem o que há de errado aqui.

    ResponderEliminar
  3. Mas agora estas modalidades também são «artes marciais»?

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Só por haver "kiai" (ou equivalente) tem uma modalidade de ser «arte marcial»? Caro Taborda, una o corpo e o espírito em qualquer actividade da sua vida e verá os benefícios... Não continue agarrado ao "penso, logo existo", passe para o "sinto, logo existo" e pratique o "actuo, logo existo". E verá que "existo e sou feliz".

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar