segunda-feira, 26 de março de 2012

Obi (帯) ou Hachimaki (鉢巻)?


Continuando com o que Carlos Camacho nos apresenta no seu blog «Karate-Do», aqui fica mais um conto retirado do já referido livro "Budo Secrets: Teachings of the Martial Arts Masters" que se refere igualmente aos inícios do Gōjū-Ryū (剛柔流).


O melhor aluno de Higaonna (東恩納) foi Miyagi Chōjun (宮城長順) (1888-1953), o verdadeiro fundador do Gōjū-Ryū (剛柔流) .
Miyagi (宮城) tinha muitos alunos, mas não lhes conferia os graus Dan (段), embora esse sistema de classificação fosse adotado por quase todas as outras artes marciais.
Miyagi (宮城) achava que os sistemas de graduação criavam níveis artificiais de obtenção dos mesmos, e as pessoas seriam julgadas por seus graus e não pelo seu caráter. Miyagi (宮城) instruía seus alunos a manterem em sigilo o fato de que praticavam o Karatê (空手道), em claro constraste com os alunos de outros locais de treinamento, que se vangloriavam de seus graus Dan (段) .


Para meditarmos, pois há aqueles que confundem um Obi (帯)  com um Hachimaki (鉢巻), e em vez de usarem a faixa à cintura usam-na na cabeça!

3 comentários:

  1. Oss Inocentes Sensei:

    Vou anexar o endereço de um texto que havia escrito em meu blog. Que frisa o assunto de quando o obi se torna um hachimaki.

    http://eduardolara.comunidades.net/index.php?pagina=1664141545_01

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lara San.

    Realço o seguinte passo: "Quem pratica culto de personalidade alimenta o demônio da VAIDADE. O oriendador vaidoso é alguém que se acha especial, mas se perdeu do Caminho. É um "CEGO GUIA DE CEGOS". Os vaidosos cedo ou tarde perdem a credibilidade. Pois as pessoas sérias aos poucos vão se afastando, restando apenas os bajuladores e demagogos."

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Nesta sociedade o que vale é o DAN... até podemos ir à net e comprar diplomas autenticados com este ou aquele Dan - é uma questão de dólares.

    Veja-se por exemplo nos eventos que se anunciam como está lá sempre o Dan do homem que vai dar o estágio. Porque não está lá a sua formação académica? Porque não está lá que curso de treinador tem? Vejam como agora é moda juntarem-se vários "Dans" para darem estágios... Até já temos em Portugal em 12º Dan. Vivam os "Dans". Vivam os santos populares e as "sardinhadas" que já estamos prontos para os jogos olímpicos.

    O que vale é o Dan... e quanto mais rafado melhor!

    Abraço.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar