domingo, 25 de março de 2012

Árbitro agredido por um juvenil


Numa colaboração que agradeço, aqui deixo o teor de um e-mail que me foi gentilmente enviado por uma colega atenta aos problemas da Ética no Desporto:

Caro Armando:
Aqui vai mais uma para o “Plano Nacional de Ética no Desporto”, publicada hoje no Correio da Manhã, pág. 35.
   «Jogo Sanguêdo-Lobão Árbitro agredido à cabeçada»
   “O árbitro do jogo de futebol de juvenis entre Sanguêdo e Lobão, em Santa Maria da Feira, foi ontem agredido à cabeçada por um jogador do Lobão. O atleta bateu na boca do juiz depois de ter sido expulso da partida, disputada no campo do Sanguêdo.
   O jogo dos juvenis da 2ª Divisão Série A da Série dos Últimos estava na segunda parte quando os jogadores se exaltaram. O árbitro, de 21 anos, mostrou o cartão vermelho e foi agredido. A partida, que dava a vitória ao Sanguêdo por 3-0, foi dada como terminada. Os Bombeiros de Lourosa levaram a vítima para o hospital. A.S.C./F.M.”

Num jogo de juvenis? Um árbitro com 21 anos que deve estar no início da carreira? Confesso que não sei o que é a 2ª Divisão Série A da Série dos Últimos, mas sei o que é um «juvenil» e o que é uma «agressão». O que irá fazer o PNED para evitar que situações destas se repitam?

Resto de um bom domingo.
Luísa Costa

5 comentários:

  1. Hélio Ramos - Praia da Vitória26 de março de 2012 às 00:27

    Não vou comentar esse jogo nem essa agressão porque eu não estava lá e portanto não vi. Sei que há muito jogador selvagem assim como muitos espectadores. Mas uma coisa é certa: existem alguns árbitros, (poucos, felizmente), que mereciam era que lhe tirassem os olhos!!! Este Mundo nunca foi nem nunca será um Paraíso, (embora algumas religiões afirmem o contrário).

    Um abraço.
    HRamos

    ResponderEliminar
  2. A questão é: se temos um PNED, isto irá continuar a acontecer?
    O PNED vai arranjar uma maneira de fazer uma triagem comportamental a jogadores, árbitros e dirigentes?
    Acreditam???
    De facto, Hélio, este Mundo nunca foi nem nunca será um Paraíso, mas podia ser um bocadinho melhor!

    Cumprimentos
    Luísa Costa

    ResponderEliminar
  3. Mas já repararam nas vantagens destes jogos? O pessoal paga um bilhete e vê dois espectáculos: futebol e luta.

    ResponderEliminar
  4. Hélio Ramos - Praia da Vitória28 de março de 2012 às 00:36

    Tem razão, senhora Luísa! Este Mundo podia ser um bocadinho melhor. Um bocadão, até. Mas quando (por exemplo) vemos sentenças em tribunal cortadas a favor do bandido, (e isso acontece montes de vezes), quem acredita que este Mundo se tornará melhor?!? Eu não!!!

    Cumprimentos.
    HRamos

    ResponderEliminar
  5. Retiro do blog «Colectividade Desportiva» parte de um comentário de João Boaventura, que perdoará este meu etrevimento, mas que subscrevo por completo:

    "joão boaventura disse...

    (...)

    Quando um Governo redige juridicamente coisas sobre Ética, é como ir à missa, ao confessionário dizer das maldades que fez, e aliviado com os padres nossos e ave marias, fica pronto para fazer outras maldades.

    Os exemplos abundam.

    8 de Março de 2012 17:09

    ResponderEliminar