domingo, 11 de março de 2012

As respostas ao desafio...


Vários comentadores se deram ao trabalho de aceitar o desafio proposto sobre o que havia de comum entre as imagens apresentadas e o Karate-Dō (空手道)... Aqui ficam mais algumas semelhantes: de
Cristiano Ronaldo, de Nakamura e de um jovem do Futebol Clube Cesarense.



Realço alguns comentários.
O primeiro, de Luísa Costa, que afirma que lhe parece "que em todos os desportos há pontapés: umas vezes na bola, outras vezes nas canelas ou até nas cabeças dos adversários."
O segundo, de Fernando Gonçalves: "O que há em comum é a forma correta da execução da tecnica, ou seja com o corpo todo. Num remate não deve ser usado só a perna/pé, tal como no karate para um Oi Zuki não deve ser só usado o braço e punho, mas também o corpo todo, nomeadamente a anca, aspeto este tão focado pelo Sensei Armando nos treinos."
O terceiro, o de Pedro Correia: "Sensei Armando, estou de acordo com o Fernando. Em qualquer desporto, a técnica para ter a máxima eficácia deve ter em conjugação a cintura escapular, a cintura pélvica, o centro de gravidade e a base de sustentação. Será? Mas também concordo com a Luísa: pontapés há em todos os desportos, embora alguns não sejam gestos técnicos..."
O último, do Luís Sérgio, quando refere a "intenção e a utilização de toda a energia corporal.", para culminar com o  ""viver" o que se está a fazer, senti-lo."

Na realidade mostraram o que existe de comum entre gestos técnicos diferentes, entre atos motores intencionais diferentes, de distintas modalidades, quando executados corretamente, pois ambos são protagonizados por seres humanos. Obrigado não só a estes, mas a todos os que opinaram!


E pronto, ficou esclarecido por estes comentadores o que há de comum entre as imagens apresentadas e o Karate-Dō (空手道)... a biomecânica desempenha aqui um papel relevante. Ficou apenas por dizer, que nestas imagens, este seria o momento do Kiai (気合)...
アルマンド  イノセンテス

2 comentários:

  1. Eu já sabia que teria de haver algo escondido...

    Parabéns aos comentadores mais atentos.

    Um abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. As semelhanças entre o Cristiano Ronaldo, Nakamura e este jovem do futebol clube Cesarense é o modo como aplicam o pontapé na bola, pois todos eles utilizam o movimento de todo o corpo como se fosse só um bloco para acertar na bola e rematar, proporcionando assim mais velocidade e impacto.

    O mesmo devemos fazer nós no Karate-Do.

    Arigato Sensei

    ResponderEliminar