terça-feira, 20 de março de 2012

Diferenças e semelhanças (II)


"O  talento não se compara, o impacto de cada um no clube também não, mas Gaitán imitou Eusébio na forma e postura como foi buscar a bola ao fundo das redes de Paços de Ferreira, depois de ter feito o 1-1.   Tal como o ‘pantera negra' no Mundial – 1966, frente à Coreia do Norte (5-3), o argentino transmitiu à equipa a ideia de que a reviravolta era possível", lê-se em «A Bola» de 13 do corrente, na sua página 5, sob as fotos de Nuno Ferrari/ASF e Vitor Garcez/ASF, numa referência ao jogo Paços de Ferreira – Benfica que terminou em 1-2.



Com as devidas diferenças, (as modalidades não se comparam, muito menos os intervenientes!) modestamente acrescentamos uma foto de 1986 (do nosso acervo pessoal) de uma fase de Shihon Kumite (四本組手) * onde no entanto poderemos constatar uma semelhança de comportamentos: a determinação, a tomada de decisão, a objetividade na ação, a persistência…

Pretendemos com este derradeiro post demostrar que não existem assim tantas diferenças entre diferentes modalidades...

* - combate contra quatro adversários
アルマンド  イノセンテス

4 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo. As diferenças são tantas e tão poucas que acabam por mostrar inúmeras semelhanças e semelhanças nenhumas.

    Mas que tudo o que envolve o desporto está nestas três fotos, lá isso está! Três fotos felizes, três momentos certos nos lugares certos. Há que congratular fotógrafos e intervenientes! Estamos em presença de um monumento de ARTE.

    Grande abraço!
    JA NEVES

    ResponderEliminar
  2. Oss Inocentes Sensei:

    As fotos mostram duas modalidades diferentes, porém o semelhante espírito humano de Determinação e Coragem. Espírito que é o elemento necessário em tudo o que desejamos realizar.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu aponto ainda mais longe: estética! Estética é ARTE como diz o José Augusto!
    Pena não sabermos quem é o 3º fotógrafo, um amador provavelmente, mas feliz no lugar certo na hora certa.

    Grande Abraço
    Luísa

    ResponderEliminar
  4. Pois é, caro Armando !
    As modalidades não se comparam, sem dúvida, porque numa há tostões, noutra milhões. Tirando os tostões e os milhões, há algo de comum, nas fotos, todos jovens e que jovens eram...Decididos guerreiros, dispostos a recuperar, vencer. Atitude não lhes falta, uma atitude que marca a diferença. O Guerreiro de branco, de bigode bem preto, estava determinado e decidido a vender cara a derrota, melhor escrevendo, só pensava em vencer, queria por tudo arrumar a questão. Deixou uma mensagem estou aqui para lutar e com muita determinação. Vejo essa mensagem na atitude de Eusébio e Gaitan, neste e noutros aspectos , há muito de comum nas diderentes modalidades.
    Quanto ao guerreiro " marcial ", pelos vistos, agora, com mais sabedoria, continua decidido e determinado. Longa vida aos que não desistem nem se rendem.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar