domingo, 25 de março de 2012

Ensinamentos em mãos erradas...


Carlos Camacho apresenta-nos
aqui, no seu blog «Karate-Do», um conto retirado do livro "Budo Secrets: Teachings of the Martial Arts Masters" (de John Stevens, 2001, Boston, Shambala Publications, Inc.) relativo aos primórdios do Gōjū-Ryū (剛柔流).

Higaonna Kanryō (東恩納寛量) (1853-1916), considerado o pai do estilo Gōjū-Ryū Karate-Dō (剛柔流空手道), levava uma vida frugal.
Apesar de ter pouco dinheiro, não aceitava pagamento de seus discípulos, e somente permitia que o presenteassem com comida uma ou duas vezes por ano.
Os discípulos de Higaonna (東恩納) achavam que um professor tão bom merecia ter uma quantidade maior de alunos e sugeriram que ele colocasse uma placa no seu local de treinamento, como faziam os outros mestres.
Kanryō (寛量) recusou: “Se eu pendurasse uma placa, seria o mesmo que convidar qualquer um a vir treinar, e isso é inaceitável. Ensinar uma arte marcial é como dar uma arma a alguém. Se a pessoa errada receber essa arma, pessoas inocentes vão ficar feridas.

Para meditarmos, pois parece que há ensinamentos que andam por mãos erradas e pessoas há que podem ficar "feridas"...


4 comentários:

  1. O que não é o mesmo que se passa agora...

    Agora ensina-se qualquer gato pingado e os instrutores são medidos em termos de números de alunos, quer sejam bons ou maus (os instrutores e os alunos!).

    Grande abraço!
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  2. Mano a Mano é um velho companheiro de armas de Shito-ryu com quem tive o prazer de aprender muito de karaté. Pela primeira vez deixa aqui um comentário, pequeno, é certo, mas verdadeiro.

    Mano a Mano éum homem da velha guarda, um pioneiro do karaté em Portugal, apesar de retirado por motivos particulares...

    Benvindo... e continuo a contar com a tua colaboração.

    Obrigado e um abraço!

    ResponderEliminar